Vale a pena alugar carro em Cancún? Sim, se você é daqueles que não gosta de horários pré-determinados, nem acompanhar grandes grupos, gosta de fazer tudo no seu ritmo, programou vários passeios, não gosta de perder uma hora em uma loja que não tem interesse. Nesse caso, carro é para seu estilo de viagem.
Não, se você pretende ficar somente no resort curtindo a piscina e a praia, sem passeios adicionais, nesse caso, você não vai precisar de um carro. A melhor opção é utilizar o transporte público ou contratar uma agência se decidir fazer algum passeio.
Atenção ao limite de velocidade
Antes de decidirmos alugar um carro para nossa viagem pesquisamos muito em grupos, blogs, redes sociais. Muitos alertavam para não alugarmos por causa das propinas cobradas ao ser parado, os tais golpes. Mesmo diante de tudo que lemos, e com receio, resolvemos arriscar e nossa experiência foi que sim, vimos muitas blitz em muitos lugares, mas nunca nem sequer fomos parados nos dias que ficamos com o carro.
Em todos os lugares que vamos sempre respeitamos as leis e lá não foi diferente, mas diante de todos os relatos procuramos ficar ainda mais atentos. Nossa dica é que sempre ande dentro da velocidade indicada nas placas, não importa que a maioria dos carros, ônibus e vans locais passem muito acima da velocidade ao seu lado. Mantenha a calma e aproveite a paisagem, afinal você está de férias.
Diferente do Brasil que mantém a mesma velocidade na estrada por um grande trecho, em Cancún isso já não ocorre, em um momento você vê uma placa de 70 km/h e dali a pouco 40 km/h, a poucos metros volta 70 km/h e nesses trechos de grande mudança que você encontrará os policiais. Em um trecho da zona hoteleira é até difícil saber a velocidade, pois existem painéis eletrônicos que ficam passando a velocidade e propagandas, ou seja, se você passar a primeira vez bem no momento de uma propaganda não saberá que no trecho que era 70 km/h mudou para 40 km/h e pode ter certeza que a policia estará na próxima curva esperando.
Leia também:
→ Cancun – nova lei de venda e consumo de álcool limita horário
→ Cancun: Como visitar Chichén Itzá
→ Joyà: Cirque du Soleil em Cancún
→ Hard Rock Hotel Cancun – All Inclusive
→ Hyatt Ziva Cancun – a melhor localização
Vale a pena alugar carro em Cancún – Como alugar o carro
Você irá encontrar muitos valores na locação de carros em Cancún, essa diferença está relacionada principalmente ao valor do seguro, algumas locadoras não incluem esse valor e mostram somente o valor da locação. O preço acaba ficando mais baixo e muito atrativo e quando você vai retirar o carro toma um susto, pois acha que o valor era um, mas na verdade se adicionado o valor do seguro ao valor da locação fica muito maior.
Sempre alugamos carro com seguro completo, ou seja, proteção contra roubo, danos e proteção contra terceiros. Alugar um carro sem seguro é uma opção bem perigosa e uma economia que pode chegar a te custar milhares de reais se algo acontecer.
Sempre alugamos pela RentCars, ele faz uma busca em todas as locadoras e é a melhor forma de encontrar o melhor preço, achar promoções e ainda economizar. Eles ainda oferecem atendimento em português, a cobrança é em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto. O melhor é que os resultados são bem detalhados e informam tudo que está incluído no valor do aluguel, como itens opcionais, e o mais importante as modalidades de seguros que você terá direito.
Como é a retirada do carro na locadora
Optamos por alugar pela Alamo, o preço estava próximo a de outras empresas e já conhecíamos a qualidade do atendimento, pois já havíamos alugado em outros países.
Chegamos ao aeroporto e após sairmos do desembarque logo encontramos os guichês das locadoras (elas funcionam 24 horas), fomos até o balcão da Alamo e o atendente nos encaminhou até a van da empresa do lado de fora do terminal. A van nos levou até o escritório da locadora que fica a poucos minutos de distância do aeroporto para pegar o veículo.
Todo o procedimento foi bem rápido e o atendimento excelente, não foi preciso fazer nenhum pagamento nesse dia, pois a reserva já estava paga. Uma pré-autorização de franquia no valor de 1.200 dólares, para desconto de eventuais danos ao veículo durante a locação, foi retido no cartão de crédito. Na devolução esta pré-autorização foi cancelada, já que não houve necessidade de usar a franquia.
A Alamo de Cancún diferentemente da Alamo de Miami, por exemplo, não permite a escolha do veículo, você recebe as chaves já no balcão do veículo contratado e vai fazer a inspeção juntamente com um funcionário da empresa, uma verificação de arranhões e do estado do veículo.
A CNH brasileira é válida no México e precisa ser apresentada na retirada do veículo, pois a locadora faz uma cópia deste documento, assim como do passaporte. O contrato de locação é como se fosse o documento do veículo durante o tempo em que você estiver com o carro alugado.
A devolução também fui super tranquila, verificaram rapidamente o carro, entregamos o contrato e fizeram o estorno da pré-autorização do cartão de credito. Pegamos novamente a van que nos deixou no embarque do aeroporto.
Vale a pena alugar carro em Cancún? – Dirigindo pela cidade
Dirigir em Cancún e na Riviera Maya foi muito tranquilo, utilizamos o Google Maps do celular para nos locomover. A estrada possui muitas retas, encontramos muitas placas que indicavam não só as cidades da região, mas também as principais atrações turísticas.
Nas rodovias federais (Carreteras), o limite de velocidade varia entre 90 e 110 km/h, na zona hoteleira de Cancún, o limite de velocidade é de 70 km/h a 40 km/h e na região das boates é de 40 km/h.
Nossa maior dica aqui é que leve muito à sério a questão dos limites de velocidade para evitar possíveis problemas com a polícia mexicana e não ter problemas em suas férias. Aproveite muito o paraíso chamado Cancún!
Você já alugou um carro em Cancún? Como foi a sua experiência? Nós conte se você acha que vale a pena alugar carro em Cancun?
Deixe o seu relato no final do post!
Se o post foi útil para você e te ajudou no seu planejamento, ficaríamos muito agradecidos se você reservasse o seu hotel por este link e seu carro por este link. Somos parceiros do Booking.com e da Rentcars.com e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog! Nós confiamos muito nas empresas e utilizamos em nossas viagens. Muuuuito obrigada!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe aqui nos comentários, será um prazer te responder!
Michele e Célio – Bagagem para Dois
Oiiii casal!!! Ótimo post! Quando fui a Cancun não aluguei carro , mas na proxima achonwue valerá a pena pois quero explorar os locais próximos.
Da para ir a Tulum e Playa del Carmem de carro?
Bjus
Obrigadaa Paula, ficamos muito felizes que você tenha gostado! Dá sim para ir a Tulum e Playa de carro, nós fizemos isso. Em breve vamos liberar um post completinho no blog falando como foi nossa experiência. Já te adianto que é cansativo por ser longe, mas valeu super a pena. Grande beijo
Ótimas dicas estive nessa região recentemente e adoramos tudo! Parabéns pela dica
Obrigadaa Marcio. Fico muito feliz que você tenha gostado. Beijos
Estamos indo agora em Novembro, casal e 2 filhas adolescentes. Pretendemos alugar carro e fazer os passeios por conta propria, pois teremos apenas 5 dias para fazer tudo que gostariamos: Chichén Itzá, Cenote, Tulum, Ysla Mujeres, Xcaret, Xplor, Cozumel, Jump., Interação com Golfinhos.
Estamos bem perdidos com relação a compra de ingressos aqui no Brasil pelos site, por agência de viagem ou no proprio Hotel em Cancuun ou direto na bilheteria do local.
Como foi recentemente, pode nos dar mais informações sobre o assunto ??
Chichén Itzá é bem longe, compensa mesmo ir de carro, custo x beneficio x tempo ??? Lembrando que somos 4 adultos.
E Ysla Mujeres compensa fazer a travessia de carro (na balsa) pois lá anda com o carro ou melhor mesmo ir de Catamarã e lá alugar o carro de golfe ??
E com relação ao passeio de interação com os golfinhos… qual melhor lugar para fazer??
Agradeço muito se puder nos ajudar.
Grata
Cristina
Olá Cristina, obrigada por acessar o blog! Bom vamos as suas perguntas! Ao utilizar carro você irá economizar tempo, pois não precisará ficar parando em vários hotéis ou em lugares que não gostaria de ir. O custo também será menor já que estarão em quatro pessoas.
Chichén Itzá é longe, mas você poderá conciliá-lo com o Cenote Ik-kil e a até dar uma passadinha por Valladolid e pode administrar seu tempo. Ir a Chichén Itzá ou não é algo bem pessoal, se você gosta de lugares históricos vale muito a ida, caso contrário coloque outra coisa que queira fazer em seu lugar.
Os ingressos de Chichén Itzá, Tulum, cenotes você pode comprar diretamente na bilheteria do local sem problemas. Já o Xcaret, sai mais barato comprar on-line no site deles http://www.parquexcaret.com.br/ingresso-para-xcaret.php.
Para Isla Mujeres você irá deixar o carro estacionado em Cancun e pegar um ferry-boat. Isla Mujeres possui muitas atrações, lá você pode alugar um carrinho de golfe ou motos (scooter) e percorrer a ilha fazendo paradas.
Temos alguns posts de Cancun no blog e em breve vamos colocar um bem completo. Espero ter ajudado, qualquer coisa é só falar! Grande beijo
Muito obrigada pelas dicas.
Estou seguindo seu conselho e já comprei os ingresso pro Xcaret pelo site.
Me preocupa muito os policiais corruptos, por isso ainda não alugamos o carro.
Pelo jeito seja na cidade como nas estradas ele estão sempre atentos com pegadinhas para conseguir arrancar propinas.
Você comentou que não foi parado nenhuma vez.
Nós também respeitamos muito as leis e velocidade. Mas pelo jeito vai de sorte também né?!?!?
Thanks for the great guide
Muito bom este blog, vale muito a pena ler tudo aqui antes de viajar.
Estarei indo pra Cancun em Março e gostaria de saber quais passeios da pra fazer de carro e quais realmente vale a pena ir de carro?
Tava pesquisando os passeios em uma agência e estavam muito caros.
Obrigado pela atenção.
Olá Eduardo, muito obrigada por ler e escrever para o blog, espero que possamos te ajudar em sua viagem com nossas dicas.
Vamos lá! Sobre o carro, o valor dos passeios e a liberdade foram os fatores que nos fizeram decidir pelo aluguel de carro.
Em um mesmo dia com planejamento e sem correria você consegue fazer vários passeios de carro e sem ficar seguindo grupos.
Por exemplo, em um dia fomos à Tulum e ao cenote do Ojos, depois ainda passamos no entardecer na Playa Del Carmem e saímos de lá já à noite. Em outro dia fizemos de carro Chichen it za e o cenote Cenote Ik-Kil. Esse é mais puxado, umas duas horas para ir e duas para voltar. Eu particularmente prefiro dirigir do que parar naquelas lojas que os guias levam e ficar lá um tempão perdido e depois ter tempo limitado nos destinos seguindo um grupo.
Ah, também passeamos no shopping entre outros…
Acho que o único que não compensa ir de carro seria Cozumel, pois teria que pagar para deixar o carro o dia todo em Playa Del Carmen e não daria tempo de fazer mais nada; e a Isla Mujeres, pois também teria que estacionar o carro na região.
Sobre quais vale a pena fazer de carro: Tulum, Ruinas de Coba, praia de Akumal, os cenotes da região – Ojos, Gran Cenote e Cenote Suytun, o Ik kil foi o que menos gostamos – shoppings, os parques Xcaret, Xplor. E a Chinchen it za se não se importar de dirigir tanto tempo.
O interessante é traçar a distancia dos seus destinos com o Google maps.
Uma dica é que se o roteiro incluir muitos passeios na região de Playa Del Carmen e Tulum divida sua estadia entrem Playa Del Carmem e Cancun. Deixe os passeios dessa região para fazer quando estiver em Playa e Cancun para relaxar.
Qualquer dúvida estamos à disposição.
Abraços Michele e Célio
Olá, Tudo bom?
Descobri o blog de vocês procurando informações sobre alugar ou não carro em Cancún.
Viajo bastante para os EUA e sempre alugo carro.
Acho um pouco exagerado esse alarde sobre o problema da polícia mexicana.
Vou alugar mesmo.
Fiquei com uma dúvida:
Vou ficar em Cancún próximo das boates.
Pretende ir em Playa del Carmen e Cozumel, você falou sobre deixar o carro em Playa muitas horas….
Lembra do custo aproximado de estacionamentos por lá e em outros lugares? Algo absurdo?
Obrigado!
Abraços
Gilson
Olá, Gilson! Tudo e você?
Obrigada por ler e escrever para o blog.
Não lembro qual era o valor certo por hora, mas não era absurdo, algo em torno de 10 a 15 pesos hora. A diária (24h) era entre 150 e 200 pesos mexicanos, tudo dependendo da região. Talvez tenha aumentado um pouco devido a inflação desde a nossa visita mas não deve fugir muito disso.
Depois nos conte como está sendo dirigir e estacionar por lá e se os valores subiram muito.
Uma ótima viagem.
Abraço
Michele e Célio
Excelente o blog de vocês, parabéns!
Minha dúvida é sobre abastecer o carro. Alguma dificuldade lá? Nós já estivemos em lugares como Curaçao, Canadá, EUA, e cada lugar difere um pouco. Tem algo a se preocupar quanto a isso?
Obs.: Pretendemos ir em Novembro e alugar carro pra poder conhecer melhor a região. Ir até Bacalar e seguir voltando pra Cancun. Já fomos em Cancun em 2014 e passamos só em All Inclusive. Vamos tentar fazer diferente dessa vez.
Olá Jesse, muito obrigada!
Saiba que ficamos muito felizes com seu comentário.
No México o abastecimento é feito por frentista igual aqui no Brasil, o que pode levar a alguns golpes. Na época pesquisei e li alguns relatos de golpes sendo o mais comum o do troco – você entrega uma nota de valor alto 500, 1000 pesos e ele te devolve um troco menor falando que a nota que você passou seria de tal valor.
Outro golpe, mais especializado, é feito na própria bomba. No leitor aparece uma quantidade, mas a que vai para o tanque é menor; ou vai para o tanque “mais” combustível do que o veículo teria capacidade, te cobrando por litros que não abasteceram. Normalmente o frentista começa a conversar para distrair o turista e não olhar para o contador da bomba. Esse golpe acontece normalmente quando falam que a máquina de cartão não está funcionando. Se não tiver como ir para outro posto o melhor é ficar de olho e pedir um recibo.
Nas duas vezes que abasteci paguei em dinheiro e pedi para abastecer o valor certo com as notas que eu tinha para não precisar pegar troco. Abasteci aos poucos, pois resolvemos alugar o carro com um tanque de combustível já pago na devolução para quando fosse entregar não me preocupar em abastecer antes de pegar o vôo que era bem cedo. Na época a diferença não foi grande (e ainda paguei em Real) de ter que abastecer no posto e consegui devolver o veículo com o tanque quase na reserva.
Fique atento também nas farmácias, quiseram cobrar produto mais caro do que estava na prateleira e ainda deram troco errado. A Michele que fala espanhol reclamou e conseguiu resolver. É bom ficar ligado em qualquer estabelecimento.
Uma ótima viagem e estamos doidos para voltar para aquele paraíso também.