Durante o planejamento da viagem muitos se perguntam se vale a pena alugar carro em Cancún, digo que depende muito do seu perfil de viajante. Você é daqueles que não gosta de horários pré-determinados, nem acompanhar grandes grupos, gosta de fazer tudo no seu ritmo, programou vários passeios, não gosta de perder uma hora em uma loja que não tem interesse? Nesse caso, carro é para seu estilo de viagem.  Agora se você pretende ficar somente no resort curtindo a piscina e a praia, sem passeios adicionais, você não vai precisar de um carro. Nesse caso o melhor é utilizar o transporte público ou se decidir fazer algum passeio contratar uma agência.

Vale a pena alugar carro em Cancún?

Limite de velocidade

Antes de decidirmos alugar um carro para nossa viagem pesquisamos muito em grupos, blogs, redes sociais. Muitos alertavam para não alugarmos por causa das propinas cobradas ao ser parado, os tais golpes. Mesmo diante de tudo que lemos, e com receio, resolvemos arriscar e nossa experiência foi que sim, vimos muitas blitz em muitos lugares, mas nunca nem sequer fomos parados nos dias que ficamos com o carro. Em todos os lugares que vamos sempre respeitamos as leis e lá não foi diferente, mas diante de todos os relatos procuramos ficar ainda mais atentos. Nossa dica é que sempre ande dentro da velocidade indicada nas placas, não importa que a maioria dos carros, ônibus e vans locais passem muito acima da velocidade ao seu lado. Mantenha a calma e aproveite a paisagem, afinal você está de férias.

Diferente do Brasil que mantém a mesma velocidade na estrada por um grande trecho, em Cancún isso já não ocorre, em um momento você vê uma placa de 70 km/h e dali a pouco 40 km/h, a poucos metros volta 70 km/h e nesses trechos de grande mudança que você encontrará os policiais. Em um trecho da zona hoteleira é até difícil saber a velocidade, pois existem painéis eletrônicos que ficam passando a velocidade e propagandas, ou seja, se você passar a primeira vez bem no momento de uma propaganda não saberá que no trecho que era 70 km/h mudou para 40 km/h e pode ter certeza que a policia estará na próxima curva esperando.


Leia também:  →  Cancun – nova lei de venda e consumo de álcool limita horário

→ Cancun: Como visitar Chichén Itzá
→ Joyà: Cirque du Soleil em Cancún
→ Hard Rock Hotel Cancun – All Inclusive
→ Hyatt Ziva Cancun – a melhor localização


Alugando o Carro

Você irá encontrar muitos valores na locação de carros em Cancún, essa diferença está relacionada principalmente ao valor do seguro, algumas locadoras não incluem esse valor e mostram somente o valor da locação, o preço fica baixo e muito atrativo, aí quando você vai retirar o carro toma um susto, pois acha que o valor era um, mas na verdade se adicionado o valor do seguro ao valor da locação fica muito maior. Sempre alugamos carro com seguro completo, ou seja, proteção contra roubo, danos e proteção contra terceiros. Alugar um carro sem seguro é uma opção bem perigosa e uma economia que pode chegar a te custar milhares de reais se algo acontecer.

Sempre alugamos pela RentCars, ele faz uma busca em todas as locadoras e é a melhor forma de encontrar o melhor preço, achar promoções e ainda economizar. Eles ainda oferecem atendimento em português, a cobrança é em reais e sem taxa de IOF, permite parcelar em até 12x no cartão e dá 5% de desconto na locação se o pagamento for no boleto. O melhor é que os resultados são bem detalhados e informam tudo que está incluído no valor do aluguel, como itens opcionais, e o mais importante as modalidades de seguros que você terá direito.

Retirada do carro

Vale a pena alugar carro em Cancún?

Optamos por alugar pela Alamo, o preço estava próximo a de outras empresas e já conhecíamos a qualidade do atendimento pois já havíamos alugado em outros países. Chegamos ao aeroporto e após sairmos do desembarque logo encontramos os guichês das locadoras (funcionam 24 horas), fomos até o balcão da Alamo e o atendente nos encaminhou até a van da empresa do lado de fora do terminal. A van nos levou até o escritório da locadora que fica a poucos minutos para pegar o veículo. Tudo foi bem rápido e o atendimento excelente, não foi preciso fazer nenhum pagamento nesse dia, pois toda a reserva já estava paga.  Foi passado no cartão de crédito uma pré-autorização de franquia no valor de 1.200 dólares para desconto de eventuais danos ao veículo durante a locação. Na devolução esta pré-autorização foi cancelada, já que não houve necessidade de usar a franquia. A Alamo de Cancún diferentemente da Alamo de Miami, por exemplo, não permite a escolha do veículo, você recebe as chaves já no balcão do veículo contratado e vai fazer a inspeção juntamente com um funcionário da empresa, uma verificação de arranhões e do estado do veículo.

A nossa CNH é válida no México e precisa ser apresentada na retirada do veículo, pois a locadora faz uma cópia deste documento, assim como do passaporte. O contrato de locação é como se fosse o documento do veículo durante o tempo em que você estiver com o carro alugado.

A devolução também fui super tranquila, verificaram rapidamente o carro, entregamos o contrato e fizeram o estorno da pré-autorização do cartão de credito. Pegamos novamente a van que nos deixou no embarque do aeroporto.

Dirigindo

Dirigir em  Cancún e na Riviera Maya foi muito tranquilo, utilizamos o Google Maps do celular para nos locomover. A estrada possui muitas retas, encontramos muitas placas que indicavam não só as cidades da região, mas também as principais atrações turísticas.

Nas rodovias federais (Carreteras), o limite de velocidade varia entre 90 e 110 km/h, na zona hoteleira de Cancún, o limite de velocidade é de 70 km/h a 40 km/h  e na região das boates é de 40 km/h.  Nossa maior dica aqui é que leve muito à sério a questão dos limites de velocidade para evitar possíveis problemas com a polícia mexicana e não ter problemas em suas férias. Aproveite muito o paraíso chamado Cancún!

⇒ Já teve voo atrasado ou cancelado? Veja a super dica da Caminhos me Levem: AirHelp Funciona? Minha Experiência com Indenização por Atraso de Voo

Você já alugou um carro em Cancún? Como foi a sua experiência?
Deixe o seu relato no final do post!


Se o post foi útil para você e te ajudou no seu planejamento, ficaríamos muito agradecidos se você reservasse o seu hotel por este link e seu carro por este link. Somos parceiros do Booking.com e da Rentcars.com e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog! Nós confiamos muito nas empresas e utilizamos em nossas viagens. Muuuuito obrigada!


Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixei aqui nos comentários, será um prazer te responder!

Michele e Célio – Bagagem para Dois