Alugar um carro na viagem

Alugar um carro na viagem possui inúmeros pontos positivos como a liberdade de ir e vir, não ter preocupação com horários marcados, compra de passagens e espaço determinado na bagagem e sem dúvida uma maior flexibilidade no roteiro. Nós particularmente adoramos alugar carro para nossas viagens, mas alguns fatores devem ser avaliados na preparação da sua viagem e determinantes na opção de alugar ou não um veículo, para que a experiência seja a melhor possível.

1. Planeje seu roteiro – quais cidades irá visitar?

Determinar qual cidade ou quais cidades irá visitar deve ser o ponto de partida para o planejamento do seu roteiro e consequentemente avaliar se vale a pena ou não alugar um carro. Você deve levar em consideração se o hotel que você reservou possui estacionamento (pago ou gratuito), o valor e disponibilidades de estacionamento nos lugares que irá visitar, disponibilidade e qualidade do transporte público no destino, o tempo de deslocamento e valor dos pedágios entre cidades.

Em Orlando por exemplo o transporte publico não é eficiente, os deslocamentos são longos e se faz necessário o aluguel de um carro já em Nova York o transporte público é super eficiente, os estacionamos são poucos e caros e alugar um carro para se locomover dentro da cidade não se faz necessário.

2. Requisitos para alugar um carro

É importante ter com você todos os documentos necessários e na falta de qualquer um deles pode impedir a retirada do carro.

Fique atento, pois as reservas nacionais e internacionais exigem documentos diferentes como:

Para reservas no Brasil

  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) emitida há mais de 2 anos (definitiva), válida e
    dentro do prazo de vencimento e habilitada para o carro escolhido;
  • RG e CPF originais, sem restrições junto ao SPC ou SERASA. Para estrangeiros, é necessário também o passaporte original (no caso de dupla nacionalidade, todos os documentos devem ser da mesma);
  • Cartão de crédito para o bloqueio caução em nome do locatário;
  • Comprovante de reserva (voucher);
  • Ter acima de 21 anos de idade.

Para reservas no exterior

  • Carteira de Habilitação Nacional (CNH) emitida há mais de 2 anos (definitiva), válida e dentro do prazo de vencimento e habilitada para o carro escolhido;
  • Passaporte original e válido;
  • Cartão de crédito para o bloqueio caução em nome do locatário;
  • Comprovante de reserva (voucher);
  • PID ou CHI (Permissão Internacional para Dirigir – somente alguns países exigem, verifique o país destino antes);
  • Ter acima de 25 anos de idade.

Lembrando que a CNH e passaporte precisam ser também da mesma nacionalidade!

 3. Reserve seu carro com antecedência

Quando antes você reservar seu carro mais opções, melhores preços e promoções você terá.

 4. Compare preços e feche o aluguel do seu carro ainda no Brasil

Comparar preços entre as diversas locadoras é uma das formas de economizar no aluguel do seu veículo e uma ótima opção é a Rentcars.

A Rentcars.com é confiável?  Sim, nós efetuamos nossas reservas sempre por ela, por isso estamos indicando para você. Fomos convidados para conhecer pessoalmente a sede em Curitiba e vimos todo o trabalho que a empresa realiza com seus clientes, principalmente o atendimento ao cliente e de pós-venda.

Rentcars é um portal de comparação de preços, onde você pode, de uma só vez, realizar uma pesquisa em mais de 140 locadoras diferentes, sempre buscando pelo melhor preço. Todas as principais locadoras do Brasil e do mundo como Alamo, Localiza, Hertz, Unidas… estão disponíveis para aluguel em mais de 100 países.

Os seus principais diferenciais são:

  • Descontos exclusivos de até 60%;
  • Os melhores preços em mais de 140 locadoras de veículos;
  • Central de reservas e atendimento por telefone em português;
  • Promoções com as locadoras exclusivas para clientes Rentcars;
  • Em locações no Brasil e no exterior há possibilidade de pagar no destino quando for retirar o veículo.

Na Rentcars você pode pagar em reais, sem IOF, e ainda:

  • 5% de desconto no pagamento via boleto bancário;
  • Parcelamento em até 3 vezes sem juros nos cartões Visa ou Mastercard para aluguéis no exterior e no Brasil.
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 Atenção existe também um site com o nome parecido, a Rentalcars.com, mas que é uma empresa totalmente diferente e muita gente faz confusão.

5. Seguros (Proteção) quais são e quais contratar

As locadoras trabalham com proteções ao veículo, aos seus ocupantes e também contra terceiros. As mais importantes em se contratar são:

  • LDW e CDW : protege o veículo contra roubos, furtos, incêndios, perda total e danos ou avarias causados por colisões ou acidentes;
  • ALI (você poderá encontrar também com os nomes EP, LP, SLI, TPL) proteção contra danos pessoais e materiais causados a terceiros em casos de acidentes ou avarias.

Proteções opcionais, podem ser contratadas no site (da Rentcars.com) ou diretamente no balcão da locadora. Mas fique atento, a contratação de proteções adicionais, oferecidas no balcão da locadora, não são obrigatórias para a retirada do veículo, a decisão de contratá-las é do cliente.

Proteções adicionais:

  • PAI: proteção para danos, despesas médicas, assistência e resgates (é uma proteção similar a do “Seguro Viagem”)
  • Roadside Assistance Protection: Oferece varias assistências na estrada como reboque, reposição de chave, pneu furado, falta de combustível…

 Ao efetuar a locação pelo site da Rentcars.com você receberá um documento de confirmação de reserva contendo a descrição de todas as proteções inclusas no pacote contratado.

Fique sempre atento ao retirar seu veículo, verifique as condições e valores cobrados no contrato entregue antes de assinar o contrato de locação.

Caso aconteça algum imprevisto durante a utilização do veículo, o locatário deverá seguir os procedimentos estabelecidos pela locadora, entre eles: a apresentação do Boletim de Ocorrência Policial, preenchimento do formulário de acidentes junto à locadora no prazo de 24 horas, entre outros.

6.  Caução – o que é?

Uma das principais dúvidas de quem está alugando um carro pela primeira vez é o caução de garantia. O caução não é nada mais do que uma garantia para a locadora, uma precaução caso aconteça alguma coisa com o veículo.

O caução é um valor retido no cartão de crédito de quem assinou o contrato de locação e é devolvido após a vistoria final do carro se tudo estiver ok com ele. Fique tranquilo: o valor não é debitado no cartão, apenas retido ou bloqueado no limite.

O valor do bloqueio caução do carro que você reservou varia de acordo com o modelo, locadora, período de locação, entre outros itens. Para saber o valor é necessário consultar o site da locadora.

O cartão de crédito precisa ter limite suficiente para o bloqueio e, para reservas fora do Brasil, ele também precisa ser internacional, habilitado para aquele país e estar no mesmo nome de quem fez a reserva do carro.


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7. Tanque de combustível

As locadoras entregam o carro abastecido e você precisa devolvê-lo com o tanque cheio. Se houver qualquer diferença na hora da entrega, ela será cobrada. No contrato, estará estabelecido o que ocorrerá caso o veículo não seja devolvido do modo combinado e quanto deverá pagar. As locadoras cobram uma taxa adiantada para reabastecer o carro, caso opte por devolve-lo com o tanque vazio.  Fique atento ao que escolheu, pois caso opte por entrega-lo cheio e devolver o carro com o tangue de forma diferente pagará multa.

8. Inspeção do veículo na retirada

A inspeção do veículo acontece na retirada e na devolução do carro. A locadora faz a inspeção para detectar avarias, arranhões e danos em geral nos carros alugados, e assim identificar qual condutor é responsável por elas.

Fique muito atento a vistoria e veja se o carro que você vai retirar já apresenta algum arranhão ou amassado que pode passar despercebido. Se necessário, avise o colaborador da locadora que está fazendo a vistoria para não ter problemas no momento da devolução do carro. Ao terminar a vistoria você recebe o laudo da inspeção para assinar. É importante ficar atento, já que qualquer avaria identificada na volta do veículo que não consta neste laudo poderá ser cobrada.

Durante a vistoria, cheque tudo! Observe principalmente para-brisas, lataria, lanternas, faróis e pneus. Há algo trincado? O veículo está, de fato, com o tanque cheio? Está com estepe, macaco, chave de roda e triângulo?

9. Ocorrências com o carro

Os procedimentos em caso de acidente variam de empresa para empresa. Geralmente, é necessário entrar em contato com a locadora assim que notar o furto, logo após o roubo ou em seguida ao envolvimento em acidentes. Os profissionais da locadora passarão as orientações necessárias para cada situação.

10. Devolução do carro alugado

Uma nova inspeção será feita para verificação de avarias e se o tanque se encontra como o que foi contratado. O caução será restituído e pronto se estiver tudo certinho, não há com o que se preocupar!

Se alguma avaria for detectada, são grandes as chances de a locadora reter pelo menos parte do valor caução que você deixou como garantia. O valor, é claro, varia de acordo com dano e com a locadora.


Se o post foi útil para você e te ajudou no seu planejamento, ficaríamos muito agradecidos se você reservasse o seu hotel por este link e seu carro por este link. Somos parceiros do Booking.com e da Rentcars.com e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog! Nós confiamos muito nas empresas e utilizamos em nossas viagens. Muuuuito obrigada!


Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixei aqui nos comentários, será um prazer te responder!

Michele e Célio – Bagagem para Dois