Quando se pensa em Curitiba a primeira coisa que vem em mente são seus inúmeros e belíssimos parques, todo seu verde e organização, mas saiba que a capital paranaense também possui uma ótima gastronomia e os apaixonados por vinhos que queiram conhecer vinícolas e aprender um pouco mais sobre a bebida podem encontrar na cidade e arredores ótimas vinícolas. Fomos conhecer a Vinícola Franco Italiano e vamos contar como foi nossa experiência.
A vinícola Franco Italiano fica na Região Metropolitana em Colombo, a apenas 40 minutos do centro de Curitiba. A cidade tem uma enorme herança cultural que foi deixada pela imigração italiana, polonesa e das diversas etnias que chegaram para compor o município e atualmente oferece aos visitantes o Circuito Italiano de Turismo Rural, que são pontos de visitação que fazem referência à imigração dos italianos na região e a Vinícola Franco Italiano está presente no circuito.
Nossa visita a vinícola foi em um sábado e chegamos antes das 11h, pois nesse dia teria um minicurso de harmonização de vinho + comida e queríamos participar. Fomos super bem recepcionados e ficamos esperando o inicio do curso na loja e já experimentando alguns rótulos da vinícola. A vinícola se tornou pioneira na Região Metropolitana de Curitiba na fabricação de espumantes e atualmente é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus vinhos e super premiada.
A vinícola Franco Italiano tem seu início em 1878 com a chegada à região de Colombo das Famílias Rausis, vinda da França, e a Ceccon, vinda da Itália. Chegaram à região trazendo a esperança de uma vida melhor, a tradição do cultivo da parreira e da produção do vinho em suas casas. As duas famílias se uniram em 1973 através do casamento de Ivonne Ceccon e Dirceu Rausis e ambos viram na produção caseira do vinho que faziam uma ótima oportunidade de negócios, nascendo a Vinícola Franco Italiano.
Todo sábado às 11 horas da manhã tem um minicurso com vinhos do dia ou algum tema especial, no nosso caso foi o de harmonização vinho + comida. O minicurso é gratuito caso você fique para o almoço e nós achamos uma ideia excelente unir nossa visita a um minicurso. Os cursos sempre são anunciados previamente na página da vinícola e para garantir a vaga você deve fazer o agendamento prévio. Acompanhe as datas e os próximos minicursos aqui.
Pontualmente às 11h fomos recepcionados pelo Felipe Morais e encaminhados para o subsolo da propriedade. Lá encontramos as mesas que já estavam preparadas para nós em um ambiente rodeado de barricas de vinho. Felipe conduziu um ótimo minicurso de harmonização, nos explicando detalhadamente tudo sobre os vinhos e como combinar, como ajustar os vinhos com a comida (seus níveis de aroma, gordura, suculência, peso). Após a explicação foi iniciada a harmonização com três mini pratos (pratos que estavam no cardápio do almoço):
Entrada – Salada de rúcula, uva, cebola caramelizada, abacate e nozes harmonizada com SINCRONIA BRANCO DEMI SEC
Prato principal – Cordeiro ao molho de hortelã harmonizado com CENSURATO
Sobremesa – Banoffee harmonizado com FRANCO ITALIANO ESPUMANTE MOSCATEL
Foi incrível sentir toda aquela junção de sabores e ver como realmente combinavam, como tudo que foi falado anteriormente pelo Felipe fez sentido. Harmonizar vinho e comida é uma verdadeira arte, uma forma de você aproveitar melhor o que os dois têm a oferecer. Foi uma manhã muito agradável e enriquecedora.
O texto faz parte do projeto Vivendo em Curitiba – Saiba mais sobre o projeto |
O almoço
O almoço foi um capítulo à parte, uma comida deliciosa, cada prato tem um toque especial, um sabor maravilhoso, percebe-se o cuidado e o carinho com o preparo. As refeições são servidas no sistema de Buffet completo que inclui couvert, saladas, massas, carnes, acompanhamentos e ainda conta com uma mesa de sobremesas. O pessoal é extremamente simpático, com um atendimento impecável e solícito do inicio ao fim.
Cardápio do dia
Massas artesanais: Gnocchi ao molho de gorgonzola e nozes; spaghetti ao molho sugo clássico; ravióli de salmão ao perfume de limão siciliano; lasanha de escarola e bacon
Carnes: strogonoff de mignon; tilápia crocante; sobrecoxa de frango prensada com ervas; cordeiro com molho de hortelã; bocconcini de mignon ao molho de mostarda dijon
Acompanhamentos: risoto primavera; polenta cremosa; arroz branco; panachée de legumes; purê de batata baroa
Saladas: carpaccio mediterrâneo; lentinha à mediterrânea; ceasar; abobrinha assada e tomates secos; salpicão; fusilli, brócolis, cenoura, tomatinhos e gergelim; caponata; rúcula, uva, cebola caramelizada, abacate e nozes; quiche de palmito; tomates italianos, queijo e pesto de manjericão
Couvert: Pão integral; pão com ervas; patê de fígado; antepasto de berinjela; patê de atum; confit de tomate cereja
Sobremesas: tiramisú; manjar de coco com calda de caramelo; banofee; sagu com creme inglês; torta de limoncello; pudim de leite condensado; salada de frutas
Após o almoço passeamos pela propriedade e ficamos relaxando. O local conta com um jardim e eles disponibilizam toalhas para que você fique apreciando a vista, relaxando ou até se deliciando com uma taça de vinho. A Vinícola conta ainda com um parquinho para as crianças brincarem e um pequeno parreiral orgânico! No final do dia fizemos umas comprinhas de alguns rótulos para levar para casa na loja da vinícola, porque o que é bom pedimos bis né hehehe.
Foi um dia delicioso em um ambiente muito agradável, ótimo para passar o dia com família, com os amigos. Nos divertimos muito e certamente repetiremos em breve. Vá conhecer e ver você mesmo e nos conte o que achou.
Você encontra:
- Estacionamento
- Na vinícola: Venda de vinhos, espumantes, sucos e geleias. Tour guiado gratuito não precisa agendar
- Se for almoçar, o minicurso com a degustação dos vinhos sai de graça.: **Valor do almoço por pessoa: R$ 69, + bebidas do almoço.
- No restaurante: Experiência enogastronômica com gastronomia italiana e francesa, espaço para eventos e espaço kids. ** Valor do almoço por pessoa: R$ 69 (O cardápio do almoço muda a cada sábado)
- Horário de atendimento:
- Loja: Seg. a sex. das 8h às 12h e das 13h15 às 18h | Sáb., dom. e feriados das 9h às 17h30.
- Restaurante: Sábado e domingo 12h às 16h30 (entrada até 15h30)
Dica: Agende o minicurso antes de ir para garantir sua vaga, elas são limitadas. Acompanhe as datas e os próximos minicursos aqui.
“Os lugares por onde você passa tornam-se parte do que você é.”
Michele e Célio – Bagagem para Dois
Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são sobre as melhores vinícolas para conhecer e se deliciar. Leia também os blogs:
- Vinícolas na Califórnia, com a Manu do blog: manunomundo.com
- Vinícola Leone di Veneza na Serra Catarinense, com a Aninha do Blog: aninhaporai.com.br
- Vinícola Miolo e Spa do Vinho em Bento Gonçalves, com a Paty e Rodrigo do blog: paromundo.com
- Vinícola Concha Y Toro e Tonet no Chile e Guia para iniciantes, com a Tharsila do blog: mapeandomundo.com
- Vinícola Santa Rita no Chile, com a Avelina e Vivian, do blog: vivendoavidapelomundo.com
Que incrível! Não sabia que havia essa opção próximo a Curitiba. Obrigada por compartilhar tudo conosco! Grande beijo.
Obrigada pela visita Tharsila, ficamos muito felizes que você tenha gostado! Curitiba além de linda tem muita coisa legal para vistar, estamos descobrindo tudo por aqui e vamos compartilhando. Beijos
Michele que experiência incrível! Combinação perfeita: degustação de vinho e harmonização com comida!!! Eu ficaria em dúvida de escolher os pratos… porque eu gosto de tudo! Lindas fotos e muito detalhado!! Parabéns!! 🎈
Obrigada pela visita Manu, ficamos muito felizes que você tenha gostado. Grande beijo
Que interessante, adorei esta opção de passeio, não sabia sobre vinícolas em Curitiba, depois vou ler sobre este Circuito Italiano de Turismo Rural!!
Vocês conhecem vinicolas na região de Balneário Camboriu, Brusque, Nova Trento?
grande abraço!
Que interessante esse circuito! Não sabia que Curitiba tinha vinícolas assim. Fiquei com água na boca de ver o cardápio do dia. Adorei o post, muito detalhado e inspirador!
Uau, eu super desconhecia vinícolas por Curitiba, adorei saber, ainda mais com harmonização com as comidas… que delícia de experiência.
Li o título e já refiz a pergunta: Vinícola em Curitiba?! rs
Sempre bom divulgar informações como essa porque é um passeio que eu, particularmente, não conhecia!
Que dica maravilhosa. Já tive algumas experiências em vinícolas, mas nenhuma assim tão interessante com mini curso e um buffet tão espetacular que já me deixou com água na boca às 7:30 da manhã! Anotadíssima para minha próxima viagem para Curitiba, que não há de tardar!
Adoro estes cursos de harmonização! Muito bom saber que existe uma vinícola tão completa e tão pertinho de Curitiba! Visitei Curitiba ha muitos anos atrás mas quero muito voltar e incluir este passeio!
Grande abraço
Adorei a proposta da vinicula em oferecer curso e logo em seguida um almoço. Meu sonho fazer um curso e aprender a harmonizar o vinho com a comida. Não achei o curso caro e tenho certeza que vale muito a pena. A vinicula é linda!
Não fazia ideia que tinha uma vinícola tão bacana na região de Curitiba. Estive na cidade uma única vez e rapidinho, quero voltar e vou incluir sua dica no meu roteiro. 🙂
Noossa, nao fazia ideia que era tao antiga! Passeios em viniculas sao muito gostosos, ne? Arrasou no post
Fui para Curitiba no Carnaval do ano passado e amei a cidade! Queria muito voltar e explorar essa vinícola! Um vinho sempre cai bem, adoro!
Estivemos em Curitiba e não fazíamos ideia da possibilidade do comer tão bem e ainda tomar uns vinhos.
Caímos aqui nesse blog enquanto procurávamos vinícolas em outro lugar é já estamos convencidos que precisamos voltar à sua cidade 🙂
Não sabia que era tão fácil chegar a vinícolas em Curitiba. Um programa diferente para quando eu voltar à cidade, uma vez eu conheço todos os pontos turísticos.