O Brasil possui um litoral incrível e as mais belas praias do mundo. Se você não é um grande fã de praias com o mar muito agitado ou com muitas ondas vai amar as famosas piscinas naturais. No Brasil você encontra diversas piscinas naturais e elas estão espalhadas principalmente pelo Nordeste. As formações surgem durante a maré baixa o que atrai turistas de todas as idades mas saiba que para encontrar aqueles “aquários transparentes”e com peixinhos que podem ser vistos a olho nu existe toda uma ciência. Siga estas dicas e aproveite ao máximo seu passeio a uma piscina natural!
Tábua das Marés
Em sua viagem é importantíssimo consultar a tábua das marés, principalmente para decidir o dia e a hora do seu passeio às piscinas naturais. A maré alta faz com que as “piscinas” fiquem cobertas de água e somente na maré baixa que as piscinas naturais aparecem. Os corais tem maior visibilidade e a água fica represada se transformando por três ou quatro horas em verdadeiros aquários, perfeitos para o mergulho livre com snorkel.
Onde consultar a tábua das marés? Nós indicamos o site Climatempo
Passo a passo: Consultando a Tábua das Marés
Primeiro passo entre no site Climatempo
Os portos estão listados por Estado, basta escolher um que seja próximo de seu destino.
Selecione o mês de sua viagem
Depois que você seleciona o mês, o site irá carregar uma página com as marés mínimas e máximas de todos os dias (quatro resultados por dia: duas mínimas e duas máximas)
Analisando as tabelas
Observe os dias destacados e note como a maré baixa ocorre entre 30 e 40 minutos mais tarde que o dia anterior
Dia 25/08 a mínima da maré baixa ocorre às 09h:15 – nível: 0,2
Dia 26/08 a mínima da maré baixa ocorre às 09h:49 – nível 0,1
Dia 27/08 a mínima da maré baixa ocorre às 10h:23 – nível 0,1
Dia 28/08 a mínima da maré baixa ocorre às 10h:56 – nível 0,1
Observe que os dias listados acima são ótimos para fazer o passeio às piscinas naturais, pois o nível mínimo da maré está abaixo de 0,5. O nível máximo da maré tolerável é até 0,5 e quanto mais baixo e próximo a 0,0 melhor.
Nos dias de maré abaixo do nível 0,5 procure chegar a piscina natural entre 90 e 60 minutos antes do nível da maré do horário.
Chuva e dias nublados: fuja
Na época chuvosa que vai de abril a julho, você poderá não encontrar as piscinas como vê em fotos. A passagem de uma chuva forte acaba mexendo muito com água e você não encontrará uma água cristalina.
Um dia nublado é bastante prejudicial para um passeio às piscinas naturais. Dê preferência ao dias ensolarados e com sol alto para que você veja a transparência da piscina natural (a visibilidade ficará um pouco prejudicada de manhã muito cedo e meio da tarde com incidência de sol lateral).
Esperamos que vocês tenham gostado.
Michele e Célio – Bagagem para Dois
Excelente dica para conhecer Piscinas Naturais no Brasil, e sempre bom ter informações sobre as mares.
Excelente! Estava procurando um post que explique bem a Tábua de Marés e este aqui está muito bom! Acho super importante saber direitinho como analisar pra poder aproveitar o máximo em lugares com piscinas naturais!