Procurando por praia com um mar em diferentes tons de azul, dunas, muitos passeios, sombra, água de coco e muita diversão? Natal é o destino ideal para você. Saiba o que fazer em Natal, a capital do Rio Grande do Norte, neste roteiro completo.
Natal além de ter muito o que fazer é uma cidade ideal para ser utilizada como base e conhecer outros belos destinos ao seu redor.
ÍNDICE DO POST
Como chegar a Natal
Partindo de outras cidades a partir do novíssimo aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante, a 23 km do centro de Natal e a 40 km da Via Costeira (1 hora) passando pela Ponte Newton Navarro. Você pode ir do aeroporto para Natal de taxi, uber, ônibus, transfers ou alugar um carro que foi a opção que utilizamos ⇒ reserve o seu aqui.
Quando ir à Natal
Conhecida como cidade do sol por sua localização geográfica, que em dias de verão a fazem ter mais de 15 horas de luz solar por dia, Natal chove pouco durante todo o ano (de abril a julho costuma chover mais). De setembro a março, o sol brilha na cidade, mas as temperaturas não ficam tão altas, ficando abaixo dos 30 °C. A alta temporada vai de dezembro até março.
Onde ficar em Natal
Opções de hospedagem não faltam em Natal e a maior parte delas se concentram em Ponta Negra, que está na parte sul de Natal (pertinho do Morro do Careca) e na zona norte, na Via Costeira (via expressa e litorânea de aproximadamente 10 km, localizada entre o oceano atlântico e as dunas do Parque) onde se concentram os Resorts.
O que fazer em Natal RN – Roteiro Completo
Ponta Negra
Em Ponta Negra você encontra a região mais turística da cidade e a principal praia urbana, emoldurada com o Morro do Careca, seu maior cartão postal. Aqui há uma grande oferta de hospedagem, variados restaurantes e vida noturna com barzinhos e música ao vivo. Durante o dia na praia há uma grande oferta de barracas com cadeiras, mesas e guarda sol, mas dependendo do horário pode ser bastante movimentada e os ambulantes são presença constante por aqui. +
- Localização: Zona Sul de Natal
- O que fazer: Em Ponta Negra você irá encontrar o maior cartão postal de Natal, o famoso Morro do Careca. Uma duna de 120 metros na parte direita ao fim da faixa de areia, mas desde 2004 não é mais permitido subir e descer em suas dunas para sua preservação. Aproveite para tirar fotos com o Morro do Careca ao fundo.
Letreiro de Natal para fotos
Você adora fazer aquela foto clássica com os letreiros de cada cidade por onde passa? Saiba que em Natal você vai encontrar alguns, mas o mais conservado fica em Areia Preta.
- Localização: Av. Gov. Silvio Pedroza, 250 – Areia Preta, Natal
Passeio de buggy pelo litoral norte
Um passeio que não deve ficar de fora do seu roteiro é um passeio de buggy pelo litoral norte. Você irá conhecer lugares lindos de praias, lagoas e dunas, como Genipabu por exemplo, de um cenário deslumbrante com areia branquinha e sem fim. Pode se aventurar nos famosos “aerobunda”, “Kamikaze”, “Skibunda” e conhecer as famosas Dunas Douradas onde foram gravadas cenas da novela O Clone.
Fizemos um roteiro completinho com o Marcelo do @bugueiromarcelopitangui, com ida e volta do hotel em Natal e passando por 9 praias (Genipabu, Santa Rita , Redinha Velha , Redinha Nova , Barra do Rio, Graçandu , Pitangui, Jacumã e Muriu), 3 lagoas de água doce (Pitangui, Genipabu e Jacumã), 4 parques de dunas (Genipabu, Pitangui, Dunas Douradas e Jacumã), 1 Rio de água doce (Pratagy). Tudo com muita segurança e tranquilidade.
Pipa, Tibau do Sul
Você pode conhecer Pipa de três formas programando-se para ficar alguns dias hospedado por lá, em um passeio de buggy pelo litoral Sul (recomendamos o @bugueiromarcelopitangui) ou de bate e volta de carro e focando somente Pipa. Já Fizemos de duas formas: com o passeio de buggy pelo litoral sul e em um bate e volta de carro para Pipa através de Natal, mas aconselhamos que se você tiver mais dias programa-se para ficar alguns dias hospedado em Pipa, pois é um destino que merece mais dias, com muita coisa legal para fazer principalmente à noite.
Pipa fica a 85 quilômetros de Natal (1h40min de carro) e suas praias são cercadas por falésias, com exceção de sua praia central, uma grande parte você precisa descer escadas para ter acesso à faixa de areia.
- Como Chegar: Através da Rota do Sol, percorrendo as praias do litoral sul ou através da BR-101 em cerca de 1h40min de carro.
- O que Fazer: Visite a Praia do Amor, Praia do Madeiro e Praia do Centro, Praia de Cacimbinhas. Aproveite os vários mirantes para se deliciar com a linda vista de Pipa e tira belas fotos, o melhor mirante é o Chapadão, com vista para a Praia do Amor e Praia das Minas.
Cajueiro de Pirangi – Maior cajueiro do mundo
Que tal conhecer a maior árvore frutífera do mundo, com mais de 100 anos de existência e com 8.500 m² de área? Em 1994 o Guiness Book chegou a Pirangi do Norte e confirmou que o famoso cajueiro da região é sim, a maior árvore frutífera do mundo!
A visita não é muito longa e em seu entorno você vai encontrar uma feira de artesanatos além de lanchonetes. Existe um mirante onde será possível ver o cajueiro de cima e perceber a sua incrível dimensão. A estrutura é muito boa e você poderá percorrer por uma passarela de madeira explorando toda a sua extensão e observando como os seus galhos crescem.
Dica: Você pode conhecer o Cajueiro através dos passeios de bate-volta a partir de Natal que costumam incluir o cajueiro no roteiro ou se você estiver indo de carro para Pipa aproveite para fazer uma parada.
- Localização: Av. Dep. Márcio Marinho, 2 – Pirangi do Norte, Parnamirim – RN
- Entrada: Para visitação do Maior Cajueiro do Mundo é necessário pagar uma taxa de R$ 8,00, que é usada para a manutenção do ponto turístico.
Maracajaú
Um destino com dunas, lagoas de água doce e um mar de uma água cristalina, calma, quentinha e repleta de peixinhos e bem pertinho de Natal, assim é Maracajaú.
Maracajaú fica a 55 Km de Natal (1h de carro) e com fácil acesso através da BR-101 sentido litoral Norte. Nós fizemos bate e volta a partir de Natal e passamos o dia na paradisíaca Enseada dos Anéis, distante aproximadamente 1km da Vila de Maracajaú.
- O que fazer: Andar de quadriciclo, curtir o Parrachos de Maracajaú, aproveitar a estrutura do Manoa Park.
Parrachos de Maracajaú
Localizado a 7km da praia. Nos Parrachos de Maracajaú as formações de corais são enormes berçários de vida marinha e onde centenas de espécies se reproduzem e se alimentam. Aqui você pode fazer snorkeling e mergulho com cilindro. Vistamos os Parrachos de Maracajaú com a Maracajaú Diver, referência na qualidade, estrutura e atendimento aos seus clientes.
Forte dos Reis Magos
Visitamos o forte em nossa passagem anterior pela cidade, pois nessa visita atual (março 2019) não conseguimos. Atenção ele encontra-se fechado para reforma com previsão de finalização em 2020.
A Fortaleza da Barra do Rio Grande, conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade ( fundada em 25 de Dezembro de 1599 ) no lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). O Forte é uma viagem pela nossa história, pela história da cidade.
Se você gosta de incluir em seu roteiro atividades culturais quando reabrir para visitação o Forte é uma ótima opção, além de ter uma linda vista.
- Localização: Av. Presidente Café Filho, 1 – Praia do Meio, Natal – RN.
- Funcionamento: Fechado para reformas
Onde comer em Natal – RN
Restaurante Mangai
Comida típica nordestina e com uma carne de sol maravilhosa, a melhor que comemos no Nordeste até hoje. São mais de 200 opções no restaurante para escolher entre a opção de self-service (custa R$ 72,90/kg) com um buffet completo e opções à la carte com preços variados e grandes porções.
Você encontra no cardápio: carne de sol com nata, baião de dois, carne de sol com queijo, suvaco de cobra, gororoba de charque, camarão na manteiga, salmão e macaxeira frita.
A decoração do restaurante é uma atração à parte, destaque para os cachos de bananas comestíveis. Você encontra ainda uma área com produtos da região além de sorvete artesanal para venda.
- Localização: R. Des. João Vicente da Costa, 8861 – Ponta Negra, Natal – RN
⇒ Existem outras unidades pela cidade – consultar aqui
Restaurante Camarões
Um dos restaurantes mais famosos da cidade, fomos conferir em nossas duas passagens pela cidade e ele realmente não decepciona. Ótima estrutura, atendimento e pratos gostosos com o queridinho camarão. Não deixe de pedir o pastel de camarão de entrada, uma delícia!
- Localização: Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 | Ponta Negra | Natal/RN
Existem outras unidades pela cidade – consultar aqui
Tapiocaria Casa de Taipa
Quando penso no Nordeste logo penso em uma deliciosa tapioca e nós particularmente amamos uma. A casa de Taipa é referência em tapiocas e você deve conferir essas maravilhas.
- Localização: Av. Praia de Ponta Negra,8868-Natal RN
- Funcionamento: de Quinta à terça das 18h às 23h
O que fazer em Natal RN: outros passeios
Há muita coisa para conhecer no Estado, confira outros passeios recomendados.
- Praia do Forte – Localizada no bairro de Santos Reis em Natal é cercada por arrecifes que formam verdadeiras piscinas naturais. É propicia para banhos e prática de widsurf. A praia também abriga um dos principais monumentos históricos da cidade, o Forte dos Reis Magos.
- Galinhos – Localizada a 180 quilômetros de Natal, um destino com praias paradisíacas, montanhas de sal que riscam o horizonte das salinas locais, passeio de barco e dunas.
- Parrachos de Perobas – Piscinas naturais em alto mar parecidas com as de Maracajaú, ótimas para a prática de snorkel. A diferença entre Maracajaú e Perobas? Maracajú é mais próximo de Natal (55 km), tem uma estrutura maior e suas piscinas naturais uma maior profundidade. Já em Perobas fica a 70km de Natal, é mais rustico, sua praia quase deserta e suas piscinas naturais batem na cintura.
- São Miguel do Gostoso – Localizada a 100km de distância de Natal suas praias são o maior destaque, com opções para todos os tipos e gostos.
⇒ Praia de Ponta Negra e morro do Careca: os principais points de Natal – o blog Te Vejo pelo Mundo te dá dicas desses dois pontos de Natal.
Se o post foi útil para você e te ajudou no seu planejamento, ficaríamos muito agradecidos se você reservasse o seu hotel por este link e seu carro por este link. Somos parceiros do Booking.com e da Rentcars.com e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog! Nós confiamos muito nas empresas e utilizamos em nossas viagens. Muuuuito obrigada!
Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixe aqui nos comentários, será um prazer te responder!
Michele e Célio – Bagagem para Dois
Natal é realmente linda, tive a oportunidade de conhecê-la e tenho muita vontade de voltar. Não cheguei a conhecer Maracajaú, adorei suas fotos do local. Vou salvar o post, para quando eu me organizar para minha próxima viagem eu não esquecer desse local que pelo jeito é lindo! Conheci Pipa rapidinho, acho que ela merece um pouco mais do que “dar uma olhada” como eu fiz!
Excelente post, adorei!.
Abs
Ótimas dicas de o que fazer em Natal, casal viajante! Obrigado! Essa cor de mar do Nordeste brasileiro é divina! Adoro. Abraços.
Tantas razões para ir a Natal! Adorei saber sobre o cajueiro gigante e as fotos da comida estão fantásticas, mas o grande argumento é esse mar azul e praias sem fim (que linda a cor da areia também, parece rosada). Lindo post
ahh o brasil é lindo demais né! Parrachos de Maracajaú parece ser demais, com ctz uma experiência incrível
Quanta coisa mais linda para se fazer em Natal, precisamos muito fazer uma viagem grande por lá e região.
Estou planejando minha viagem para Natal e suas dicas serão muito úteis
Olá Carlos, ficamos muito felizes em ouvir isso. Aproveite muito Natal.
Nossa fazem uns 15 anos que fui pra Natal! Lugar maravilhoso! Nunca tinha visto Dunas tão grandes na vida até então. Lagoa da Coca cola, passeio nas Dunas. Fiz vários passeios nesta viagem que fui com meus pais. Eu nem tinha começado a viajar pra valer ainda.. Mas era a viagem mais longa que eu tinha feito até esse dia. Preciso voltar e levar meu marido… Ele ainda não conhece esse paraíso..
obrigado por mantarem as informacoes disponiveis, estaremos indo agora em janeiro 2019
Olá Helton, boa tarde.
Muito obrigada por escrever para o blog, ficamos muito felizes com seu contato.
Que sua viagem seja maravilhosa, aproveite muito a cidade.
Abraços Michele