Como o Coronavírus (Covid-19) pode afetar minha viagem? É a pergunta que muitos com viagem marcada estão fazendo nesse momento. Posso cancelar meu voo? Mudar a data, ter reembolso? Meu seguro saúde cobre o coronavírus agora que foi declarado pandemia?
Ainda não existem dados precisos sobre o novo vírus, mas reunimos aqui as principais perguntas em torno do turismo.
Última atualização do post em 14 de março de 2020 às 20:07.
Agora que foi declarada pandemia, o seguro viagem oferece cobertura para o Coronavírus?
No dia 11/03/2020, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou o coronavírus como uma pandemia. Portanto, será considerado como um dos riscos excluídos.
As seguradoras não cobrem casos relacionados a surtos, epidemias ou pandemias. São casos que se encontram na lista de “riscos excluídos”, ou seja, não entram na cobertura médica prevista na apólice do seguro. Qualquer outro problema médico que não estejam na lista dos “riscos excluídos” continua assegurado pela sua apólice.
Algumas seguradoras estão mantendo a cobertura mesmo com a epidemia declarada. Veja o posicionamento de algumas seguradoras:
Ciclic
A Ciclic vai garantir as despesas médico-hospitalares causadas pelo novo coronavírus de seus segurados até que eles sejam liberados para retornar ao seu local de domicílio, limitado à cobertura contratada e respeitando o protocolo adotado em cada país.
Allianz Travel
Mesmo após declarada pandemia ao novo coronavírus, os seguros Allianz Travel irão seguir atendendo seus clientes mesmo os que forem diagnosticados com o novo vírus.
Segue o comunicado da empresa
Em que pese a Organização Mundial da Saúde ter declarado o status de pandemia para o coronavírus em 11/03/2020, os clientes do Seguro Viagem Allianz tem a cobertura, durante a viagem, de despesas médicas e hospitalares em caso de apresentação dos sintomas do vírus Covid-19, reforçando o compromisso da Allianz Travel de fornecer todo o suporte possível aos seus segurados.
Caso existam alterações no posicionamento da seguradora sobre a garantia de cobertura de despesas médicas e hospitalares, a Allianz Travel fará novas comunicações em seus canais oficiais, indicando as novas diretrizes. Diante do dinamismo da disseminação do vírus, recomendamos que, antes do embarque, nossos canais oficiais sejam consultados.
Reiterando o compromisso da Allianz Travel com seus clientes, aos segurados que apresentem sintomas relacionados ao corona vírus, fica recomendado que entrem em contato com a central de atendimento de assistência 24 horas, pelo canal de sua preferência.
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Assist Card
A empresa lançou uma nota informando que vai continuar garantindo aos seus viajantes assistência médica para casos e sintomas relacionados ao Covid-19.
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Travel Ace
A Travel Ace lançou uma nota informando que vai continuar garantindo aos seus viajantes assistência médica para casos e sintomas relacionados ao Covid-19.
Cancelamento de viagem
Se o único motivo do cancelamento for o coronavírus, as seguradoras não garantem nenhum tipo de reembolso.
O reembolso no caso de cancelamento de viagem só será possível diante das seguintes situações:
- Falecimento ou doença grave do segurado ou de familiares próximos;
- Declaração de autoridade sanitária competente, determinando que o segurado permaneça em quarentena;
- Desastres naturais que ocorram no local de origem ou no destino do segurado;
- Recebimento de notificação judicial para que o segurado compareça perante a Justiça.
Estou com uma viagem marcada e não quero mais viajar, o que posso fazer com meu voo?
O aumento da incidência do novo coronavírus tem afetado enormemente o turismo e as companhias aéreas têm tomado providências em relação aos seus voos. Algumas companhias estão permitindo a remarcação ou oferecendo o reembolso do valor pago, enquanto outras estão inclusive cancelando seus voos com destino aos países afetados.
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que publique ato normativo que assegure aos consumidores a possibilidade de cancelar, sem ônus, passagens aéreas nacionais e internacionais para destinos atingidos pelo novo coronavírus (Covid-19).
A medida deve atender clientes de companhias aéreas que tenham adquirido passagens até 9 de março (data de assinatura da recomendação), tendo como origem os aeroportos do Brasil. Além disso, deve garantir também a possibilidade de remarcação de viagens para a utilização de passagens no prazo de até 12 meses.
No entendimento do MPF, a cobrança de taxas e multas em situações de emergência mundial em saúde é prática abusiva e proibida pelo Código de Defesa do Consumidor.
Enquanto a ANAC não se posiciona oficialmente, o melhor é verificar a posição de cada companhia aérea. Segue abaixo o posicionamento de algumas:
Coronavírus viagem – O que dizem as empresas sobre o Coronavírus
Alitalia
A Alitalia atualizou sua política de viagens para atender aos passageiros que precisam alterar seus planos, oferecendo isenção de taxa aos portadores de passagens compradas em mercados internacionais.
Os passageiros com passagens para algum destino na Itália, que tenham comprado passagem da Alitalia em mercados internacionais até 5 de março de 2020, com datas de viagem entre 23 de fevereiro e 3 de abril de 2020, terão direito a:
- mudar a data de viagem (remarcando) sem multas, com uma nova data de embarque até 30 de junho de 2020. Para obter mais informações e suporte para fazer nova reserva, os clientes podem entrar em contato com o Atendimento ao Cliente Alitalia local ou com uma agência de viagens até 3 de abril de 2020.
- mudar o destino da viagem (alterar itinerário) sem multas, mantendo a mesma data da viagem original. Para obter mais informações e suporte para alterar itinerário, os clientes podem entrar em contato com o Atendimento ao Cliente Alitalia local até 3 de abril de 2020.
Para todas as outras condições, serão aplicadas as regras tarifárias da passagem adquirida.
Maiores informações clique aqui.
Latam
Passagens nacionais compradas até 12 de março de 2020
Sem taxa de alteração para clientes com passagens nacionais compradas até 12 de março de 2020, com data de voo entre 13 de março e 15 de abril de 2020.
- A alteração pode ser feita até o mesmo dia da data de partida do primeiro trecho da passagem.
- É permitida uma alteração: para a data do voo e/ou alteração do destino.
- Somente as taxas de câmbio são isentas, mas a diferença de tarifa deve ser paga.
- A nova data do voo deve ser até 31 de dezembro de 2020.
Passagens nacionais e internacionais compradas entre os dias 13 e 31 de março de 2020
Você pode realizar alterações sem multas para passagens nacionais e internacionais compradas entre os dias 13 e 31 de março de 2020, com data de voo até 31 de dezembro de 2020, conforme as seguintes condições:
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- Sua alteração deve ser feita até 5 dias antes da data de partida do primeiro trecho da sua viagem;
- Você pode realizar uma alteração, de data do voo e/ou destino, que não precisa ser informado no momento de solicitar a mudança;
- Você será isentado das taxas de alteração, mas eventuais diferenças de tarifas deverão ser pagas.
- Você ainda pode optar pelo cancelamento da viagem, dentro do mesmo período de antecedência, usando o valor para um novo voo em uma data futura, conforme as seguintes condições:
- Eventuais diferenças de tarifas entre sua passagem original e a sua nova passagem serão cobradas no momento de fazer a reserva do novo voo.
A data da sua nova passagem deverá ser antes de 31 de dezembro de 2020.
Passagens internacionais compradas até o dia 5 de março de 2020
Você pode realizar alterações, sem multas, de passagens internacionais compradas até o dia 5 de março de 2020, cujas datas de voo estejam entre os dias 13 de março e 30 de abril de 2020: Conheça as condições:
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- A alteração pode ser feita até o dia de partida do primeiro trecho da sua passagem;
- Você pode fazer uma alteração, da data do seu voo e/ou do seu destino;
- Você será isentado das taxas de alteração, mas eventuais diferenças de tarifas deverão ser pagas;
- A data da sua nova passagem deverá ser antes de 31 de dezembro de 2020.
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Passagens internacionais compradas entre 6 e 12 de março de 2020
Sem taxa de alteração para clientes com passagens internacionais compradas entre 6 e 12 de março de 2020, com data de voo até 31 de dezembro de 2020:
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- A alteração deve ser feita até 14 dias antes da data de partida do primeiro trecho da passagem.
- É permitida uma alteração: para a data do voo e/ou alteração do destino.
- Somente as taxas de câmbio são isentas, mas a diferença de tarifa deve ser paga.
- Você pode optar por cancelar a viagem com a mesma antecipação da alteração e usar o valor para um voo futuro:
- Você pode cancelar a passagem e usar o dinheiro para comprar uma nova passagem antes de 31 de dezembro, liberando assim o pagamento da multa por alteração.
- A diferença de tarifa será aplicada para novas datas de viagem e será cobrada no momento da reserva da nova passagem.
Este procedimento se aplica apenas às solicitações feitas através do contact center
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Air France
Autoriza a nova reserva, sem nenhum custo extra, em toda a sua rede, para voos reservados até 31 de março de 2020.
Você pode adiar seu voo gratuitamente até 31 de maio de 2020. Esse adiamento deve ser feito na mesma classe de reserva (ou seja, na mesma tarifa). Se a classe de reserva não estiver mais disponível, será aplicado um ajuste de tarifa.
E vôos para a Itália?
Se você tiver um bilhete válido da Air France, emitido em ou antes de 27 de fevereiro de 2020, para um voo da Air France com partida ou chegada na Itália entre 25 de fevereiro e 30 de abril de 2020 , poderá adiar sua viagem sem custo adicional para um voo posterior, voo até 31 de maio de 2020 incluído .
Maiores informações clique aqui.
AeroMexico
A companhia também está flexibilizando a remarcação de diversos voos.
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American Airlines
Os passageiros que tiveram seus voos afetados devem entrar em contato com a companhia para opções de remarcação ou reembolso. Para saber se se voo se enquadra na política de cancelamento e remarcação da American Airlines, clique aqui
Tap
A Tap está oferecendo a possibilidade de alteração no voo sem pagar a taxa de alteração, para bilhetes emitidos entre os dias 8 e 31 de março de 2020.
A alteração gratuita deve ser solicitada 21 dias antes da data do seu primeiro voo e é válida para todos os destinos TAP e datas de voo.
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Azul
Em comunicado a AZUL esclarece que está acompanhando de perto a disseminação do coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde (ANVISA, Ministério da Saúde e OMS).
Seguem as regras de remarcação e cancelamento que estão sendo aplicadas pela AZUL neste momento:
Voos Internacionais
Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos para mês de março de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:
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- Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de junho de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada.
- Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)
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Voos Domésticos
Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 31 de maio de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo:
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- Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 31 de maio de 2020. Para tanto, havendo diferença tarifária, esta será cobrada.
- Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)
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Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com as mesmas para realizar os procedimentos de alteração.
⇒ Maiores informações clique aqui
Gol
A GOL em comunicado informou “que está flexibilizando as políticas de remarcação e cancelamento de viagens internacionais em voos operados pela GOL ou em conexão com companhias parceiras” e destacou a companhia, que está permitindo apenas a remarcação ou cancelamento de voos internacionais sem custo
⇒ Maiores informações clique aqui
Coronavírus Viagem: Para informações de outras companhias aéreas segue links abaixo:
Coronavírus viagem – Hospedagem
Airbnb
O Airbnb incluiu a Itália na “Política de Causas de Força Maior” para o surto do vírus. Consumidores com hospedagens no destino europeu, China continental e Coreia do Sul podem solicitar o cancelamento ou reembolso do serviço sem cobrança, respeitando as datas de reservas determinada pela empresa para cada localidade.
⇒ Informações completas aqui
Hoteis.com e Booking.com
Até o momento não encontramos informações do Hoteis.com e do Booking. Sempre recomendamos reservar seu hotel com direito cancelamento, mesmo que paguem um pouco mais.
Coronavírus viagem – Cruzeiros
MSC
A MSC Cruzeiros emitiu uma nota em que relata que vem realizando uma série de ações globais desde 24 de janeiro para garantir a saúde e bem-estar de seus hóspedes e tripulação e que estão negando o embarque de qualquer um de áreas de risco:
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- Qualquer pessoa que tenha viajado a partir da, para e pela China continental, Hong Kong, Irã, Taiwan, Japão, Coreia do Sul, Vietnã, Macau ou Itália nos últimos 14 dias (incluindo voos com escalas nos lugares mencionados). As mesmas regras se aplicam aos acompanhantes de viagem desses passageiros (pais, cônjuge, filho, irmãos ou acompanhante que compartilha cabine);
- Rigorosa triagem pré-embarque: Pessoas com sinais ou sintomas de doença como febre (≥37,5 C ° / 99,5 F °), estado febril, calafrios, tosse ou dificuldade para respirar, não poderão embarcar. As mesmas regras se aplicam aos seus acompanhantes de viagem;
- Qualquer pessoa que, dentro de 14 dias antes do embarque, tenha tido contato próximo ou tenha ajudado a cuidar de alguém com suspeita ou diagnosticado com coronavírus ou que esteja atualmente sujeito a monitoramento de saúde por possível exposição ao novo coronavírus, terá o embarque negado;
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A MSC Cruzeiros conduziu e continua realizando triagens pré-embarque por câmeras térmicas para identificar pessoas que possam estar em risco;
⇒ Maiores informações clique aqui
Royal Caribbean
A Royal Caribbean efetuou a suspensão voluntária global de cruzeiros a partir de meia-noite do dia 15 de março de 2020 com previsão de retorno das operações em 11 de abril de 2020
Caso você esteja a bordo de um cruzeiro, a navegação atual continuará e o desembarque será conforme planejado.
Como resultado dessa alteração, a empresa está fornecendo crédito de cruzeiro futuro de 125% para voltar e navegar até 31 de dezembro de 2021
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- Esse valor será baseado na tarifa total do cruzeiro paga. E está dando um extra, sabendo que essa é uma circunstância única.
- Será emitido automaticamente o crédito para futuros cruzeiros até segunda-feira, 13 de abril de 2020 por e-mail. Então, nada precisará ser feito.
- Quaisquer comodidades e pacotes como internet, bebidas, restaurantes ou o RoyalUp Upgrade, esses serão automaticamente reembolsados.
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⇒ Para maiores informações clique aqui
Costa Cruzeiros
Antecipação do término da temporada e interrupção das operações de seus navios na América do Sul a partir de 17 de março
Veja o comunicado da empresa:
“Visando a proteção da saúde e a segurança de seus hóspedes e tripulação na América do Sul, além das restrições imigratórias impostas pelas autoridades de outros países na América do Sul, a Costa Cruzeiros antecipa o término de sua temporada brasileira 2020 e anuncia a interrupção das operações de cruzeiros na região a partir do dia 17 de março.
Os cruzeiros a bordo do navio Costa Fascinosa com embarques programados para os dias 17, 23 e 31 de março e 6 de abril de 2020 estão cancelados. O roteiro de travessia Brasil-Itália, com saída em 14 de abril, também não ocorrerá.
A companhia já está em contato com os hóspedes e as agências de viagens afetadas por essas mudanças, oferecendo créditos para a realização do cruzeiro em outro período.
Essa decisão não altera a programação da Costa Cruzeiros para a temporada 2020/2021 na América do Sul, cujo início está confirmado para novembro deste ano.
Desde o início do surto do Covid-19, a Costa vem adotando rígidos procedimentos de saúde para o embarque de passageiros no Brasil e no mundo. Todos os hóspedes, visitantes e tripulantes recebem um questionário médico específico de pré-triagem para melhor avaliar as condições para o embarque. Além disso, todas as pessoas que irão embarcar passam pelo processo de temperatura corporal: qualquer pessoa com uma temperatura corporal acima de 37,5 °C tem o acesso ao navio negado.
A Costa Cruzeiros garante aos hóspedes e à tripulação os mais altos padrões de limpeza a bordo dos seus navios, graças a rigorosos protocolos de higienização e ao uso de desinfetantes eficazes contra o coronavírus.”
Horário da Central de Atendimento 14/03:
Central de atendimento estará aberta neste sábado das 09:00 às 20:00
Todas as reservas dos cruzeiros 17/03/2020, 23/03/2020, 31/3/2020, 06/04/2020 e 14/04/2020 (Travessia) que foram canceladas com cobrança de penalidade a partir de janeiro até o dia 13/03/2020, serão reembolsadas pró-ativamente pela Costa Cruzeiros.
Maiores informações no site aqui
Pullmantur
Comunicado da empresa:
Seguindo as diretrizes e procedimentos estabelecidos pelo nosso Grupo e equipe médica, até novo aviso e independentemente da nacionalidade, somos obrigados a cancelar ou recusar o embarque no cruzeiro para qualquer pessoa que:
1. Tenha viajado de, para ou através da China, Hong Kong, Macau, Itália, Irã ou Coreia do Sul, nos últimos 15 dias.
2. Tenha entrado em contato com pessoas que viajaram nos últimos 15 dias de, para ou através da China, Hong Kong, Macau, Itália, Irã ou Coreia do Sul. É caracterizado pelo CDC como contato, a proximidade de no mínimo 2 metros de uma pessoa.
3. Tenha suspeita de infecção pelo COVID-19, tenha tido contato ou ajudou a cuidar de qualquer pessoa com suspeita ou que foi diagnosticada com o COVID-19, nos últimos 15 dias.
Além disso, exames de saúde obrigatórios serão realizados em pessoas que:
1. Apresentem quaisquer sintomas semelhantes a gripe ou estejam se sentindo indispostos.
2. Viajaram de, para ou através do Japão ou Tailândia, nos últimos 15 dias.
3. Não possuam certeza sobre o contato com pessoas que viajaram de, para ou através da China, Hong Kong, Macau, Irã, Itália, Coreia do Sul, Japão ou Tailândia, nos últimos 15 dias.
Em alguns casos, por discrição médica, é possível negar o embarque para aqueles que têm certos sintomas durante a revisão. Os dias – contados como dias completos – serão calculados a partir da data prevista de embarque.
Essas medidas foram tomadas após consulta a diferentes agências, incluindo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras autoridades de saúde pública.
A bordo, temos protocolos médicos rigorosos que ativaremos no caso de algum passageiro ou tripulante ficar doente durante o cruzeiro. Estes incluem, entre outros, tratamento médico profissional, isolamento de pessoas doentes, intensificação de procedimentos de limpeza, filtragem e desinfecção do ar.
Recusa de embarque / cancelamento por qualquer um dos motivos acima (protocolos de saúde relacionados ao coronavírus)
Iremos proceder com reembolso do valor pago à Pullmantur Cruzeiros a todas as pessoas que não puderem viajar por qualquer um dos motivos mencionados acima. Para acessar seu reembolso, você deve apresentar os documentos de suporte correspondentes que serão validados pela Pullmantur Cruzeiros.
Aqueles que cancelarem a viagem porque se sentem mal ou apresentam sintomas de gripe devem fornecer um atestado médico emitido por um especialista. Aqueles emitidos por um familiar ou clínico geral não serão válidos.
Envie a seus clientes nossa recomendação de seguir as diretrizes definidas pelas autoridades de saúde competentes em relação ao COVID19 em seu local de residência.
Além disso, ofereceremos a você um bônus de 50% da sua reserva (calculado sobre a tarifa da cabine), desde que a contratação ocorra antes de 31 de dezembro de 2020.
Todas as pessoas que desejam cancelar o cruzeiro por outros motivos que não os descritos acima (protocolos de saúde relacionados ao coronavírus) devem pagar as taxas de cancelamento correspondentes.
Mais informações no site da Pullmantur
Associação Internacional de Navios de Cruzeiros
A Associação Internacional de Navios de Cruzeiros (Clia, na sigla em inglês) divulgou uma declaração informando que os membros da associação devem negar embarque a todas as pessoas que viajaram ou transitaram por aeroportos na Coreia do Sul, Irã e China.
A Clia também adotou medidas como negar embarque a pessoas que tiveram contato com um infectado e realizar uma triagem pré-embarque para efetivar as medidas de prevenção.
Disney Cruise Line
A Disney Cruise Line decidiu suspender todas as novas partidas a partir de sábado, 14 de março de 2020, até 12 de abril de 2020 para se alinhar a um anúncio Cruise Lines International Association. Essa medida de precaução se aplica a todos os quatro navios de cruzeiro da Disney.
A empresa oferecerá aos passageiros afetados um crédito futuro para o cruzeiro ou um reembolso total, cujos detalhes serão fornecidos diretamente a eles. Dado o volume de chamadas acima do normal na Central de Atendimento, a empresa solicita que os hóspedes afetados ou o agente de viagens esperem entrar em contato com a empresa após receber um e-mail.
Mais informações e a lista de itinerários afetados no site da empresa, disponível apenas em inglês.
Coronavírus viagem – Como se prevenir contra o Coronavírus?
O Ministério da Saúde adverte que alguns dos cuidados para evitar a proliferação da doença são básicos e individuais.
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- Lave as mãos com frequência, respeitando o processo de higienização;
- Evite tocar nos olhos, no nariz ou na boca. Principalmente após estar em algum local público ou em contato com superfícies que podem estar contaminadas;
- Cubra sempre a boca ou o nariz ao tossir ou espirrar. Pode utilizar um lenço e descartá-lo logo após o uso;
- Evite locais com multidões, principalmente se forem fechados;
- Limpar com álcool superfícies que são tocadas frequentemente, como objetos de uso frequente;
- Utilizar máscaras caso apresente algum sintoma.
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Coronavírus viagem – Mantenha-se informado sobre o coronavírus
Com a mudança constante de informações sobre o coronavírus, é importante se manter atualizado sobre o caso.
Não deixe de conferir o site da OMS (Organização Mundial da Saúde) e o site do Ministério da Saúde. Outra dica é acompanhar o caso pela Plataforma IVIS. Criada pelo Ministério da Saúde, a Plataforma é atualizada constantemente com o número de pacientes infectados e com os países em que o vírus foi identificado, apontando os números oficiais do caso de forma clara e objetiva.
E você está com viagem marcada? Está pensando em remarcar ou cancelar? Teve alguma dificuldade? Conte para nós.
Está excelente o post. Em tempos de pandemia, o que precisamos é justamente de muita informação boa, como essas.
Estou tentando cancelar mei pacote passagens aereas + hotel na cvc/ wubmarino viagens desde segunda feira dia 16/03/2020 e ate agora nada. Ja enviei varios emails e nenhum telefone de contato funciona. Vou entrar com açao civel porque nao vou expor minha familia a um virus mortal..em calamidade publica….essas empresas sao miito vagabundas e deveriam para de vender passagens e dar assitencia no pos vendas.
Esse assunto sobre o coronavírus e de extrema importância! Obrigado por concentrar tudo em um único local, me ajudou bastante, pois tenho uma viagem para junho com destino a Israel . Se Deus quiser tudo estará resolvido até lá.
Post muito útil! Eu tinha uma viagem marcada com a AirChina e pedi o reembolso em Fevereiro, estou aguardando o dinheiro cair na conta, a cia concordou em devolver o valor integral da passagem.
Eu tive uma viagem nacional cancelada pela agência por precaução e me devolveram o dinheiro no mesmo dia da decisão. Agora é ver na GOL o que pode ser feito com a minha passagem, que era nacional.
Noooossa, parabéns e obrigada pelas informações! Até agora não tinha visto um post sobre viagem e o coronavírus com tantas informações úteis e completo como esse! Obrigada