Procurando por praia com um mar em diferentes tons de azul, dunas, muitos passeios, sombra, água de coco e muita diversão? Natal é o destino ideal para você. Saiba o que fazer em Natal, a capital do Rio Grande do Norte, neste roteiro completo.

O que fazer em Natal RN – Roteiro Completo

Natal além de ter muito o que fazer é uma cidade ideal para ser utilizada como base e conhecer outros belos destinos ao seu redor.

Como chegar a Natal

Partindo de outras cidades a partir do novíssimo aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, que fica em São Gonçalo do Amarante, a 23 km do centro de Natal e a 40 km da Via Costeira (1 hora) passando pela Ponte Newton Navarro. Você pode ir do aeroporto para Natal de taxi, uber, ônibus, transfers ou alugar um carro que foi a opção que utilizamos ⇒ reserve o seu aqui.

Quando ir à Natal

Conhecida como cidade do sol por sua localização geográfica, que em dias de verão a fazem ter mais de 15 horas de luz solar por dia, Natal chove pouco durante todo o ano (de abril a julho costuma chover mais). De setembro a março, o sol brilha na cidade, mas as temperaturas não ficam tão altas, ficando abaixo dos 30 °C. A alta temporada vai de dezembro até março.

Onde ficar em Natal

Opções de hospedagem não faltam em Natal e a maior parte delas se concentram em Ponta Negra, que está na parte sul de Natal (pertinho do Morro do Careca) e na zona norte, na Via Costeira (via expressa e litorânea de aproximadamente 10 km, localizada entre o oceano atlântico e as dunas do Parque) onde se concentram os Resorts.

1 – Ponta Negra

Em Ponta Negra você encontra a região mais turística da cidade e a principal praia urbana, emoldurada com o Morro do Careca, seu maior cartão postal. Aqui há uma grande oferta de hospedagem, variados restaurantes e vida noturna com barzinhos e música ao vivo.  Durante o dia na praia há uma grande oferta de barracas com cadeiras, mesas e guarda sol, mas dependendo do horário pode ser bastante movimentada e os ambulantes são presença constante por aqui. +

  • Localização: Zona Sul de Natal
  • O que fazer: Em Ponta Negra você irá encontrar o maior cartão postal de Natal, o famoso Morro do Careca. Uma duna de 120 metros na parte direita ao fim da faixa de areia, mas desde 2004 não é mais permitido subir e descer em suas dunas para sua preservação. Aproveite para tirar fotos com o Morro do Careca ao fundo.

 Ponta Negra - Morro do Careca

2- Letreiro de Natal para fotos

Você adora fazer aquela foto clássica com os letreiros de cada cidade por onde passa? Saiba que em Natal você vai encontrar alguns, mas o mais conservado fica em Areia Preta.

  • Localização: Av. Gov. Silvio Pedroza, 250 – Areia Preta, Natal

 Letreiro Natal - RN para fotos

3 – Passeio de buggy pelo litoral norte

Um passeio que não deve ficar de fora do seu roteiro é um passeio de buggy pelo litoral norte. Você irá conhecer lugares lindos de praias, lagoas e dunas, como Genipabu por exemplo, de um cenário deslumbrante com areia branquinha e sem fim. Pode se aventurar nos famosos “aerobunda”, “Kamikaze”, “Skibunda” e conhecer as famosas Dunas Douradas onde foram gravadas cenas da novela O Clone.

Fizemos um roteiro completinho com o Marcelo do @bugueiromarcelopitangui, com ida e volta do hotel em Natal e passando por  9 praias (Genipabu,  Santa Rita , Redinha Velha , Redinha Nova , Barra do Rio,  Graçandu , Pitangui,  Jacumã e Muriu), 3 lagoas de água doce (Pitangui,  Genipabu e Jacumã), 4 parques de dunas (Genipabu,  Pitangui, Dunas Douradas e Jacumã), 1 Rio de água doce (Pratagy). Tudo com muita segurança e tranquilidade.

 Passeio de buggy pelo litoral norte

⇒ Leia tudo sobre o Passeio de buggy pelo litoral norte

 4 – Pipa,  Tibau do Sul

Você pode conhecer Pipa de três formas programando-se para ficar alguns dias hospedado por lá, em um passeio de buggy pelo litoral Sul (recomendamos o @bugueiromarcelopitangui)  ou de bate e volta de carro e focando somente Pipa. Já Fizemos de duas formas: com o passeio de buggy pelo litoral sul e em um bate e volta de carro para Pipa através de Natal, mas aconselhamos que se você tiver mais dias programa-se para ficar alguns dias hospedado em Pipa, pois é um destino que merece mais dias, com muita coisa legal para fazer principalmente à noite.

Pipa fica a 85 quilômetros de Natal (1h40min de carro) e suas praias são cercadas por falésias, com exceção de sua praia central, uma grande parte você precisa descer escadas para ter acesso à faixa de areia.

  • Como Chegar: Através da Rota do Sol, percorrendo as praias do litoral sul ou através da BR-101 em cerca de 1h40min de carro.

  • O que Fazer: Visite a Praia do Amor, Praia do Madeiro e Praia do Centro, Praia de Cacimbinhas. Aproveite os vários mirantes para se deliciar com a linda vista de Pipa e tira belas fotos, o melhor mirante é o Chapadão, com vista para a Praia do Amor e Praia das Minas.

 Pipa - RN Tibau do Sul

5 – Cajueiro de Pirangi – Maior cajueiro do mundo

Que tal conhecer a maior árvore frutífera do mundo, com mais de 100 anos de existência e com 8.500 m² de área? Em 1994 o Guiness Book chegou a Pirangi do Norte e confirmou que o famoso cajueiro da região é sim, a maior árvore frutífera do mundo!

A visita não é muito longa e em seu entorno você vai encontrar uma feira de artesanatos além de lanchonetes.  Existe um mirante onde será possível ver o cajueiro de cima e perceber a sua incrível dimensão. A estrutura é muito boa e você poderá percorrer por uma passarela de madeira explorando toda a sua extensão e observando como os seus galhos crescem.

Dica: Você pode conhecer o Cajueiro através dos passeios de bate-volta a partir de Natal que costumam incluir o cajueiro no roteiro ou se você estiver indo de carro para Pipa aproveite para fazer uma parada.

  • Localização: Av. Dep. Márcio Marinho, 2 – Pirangi do Norte, Parnamirim – RN
  • Entrada: Para visitação do Maior Cajueiro do Mundo é necessário pagar uma taxa de R$ 8,00, que é usada para a manutenção do ponto turístico.

 Cajueiro de Pirangi - Maior cajueiro do mundo

6 – Maracajaú

Um destino com dunas, lagoas de água doce e um mar de uma água cristalina, calma, quentinha e repleta de peixinhos e bem pertinho de Natal, assim é Maracajaú.

Maracajaú fica a 55 Km de Natal (1h de carro) e com fácil acesso através da BR-101 sentido litoral Norte. Nós fizemos bate e volta a partir de Natal e passamos o dia na paradisíaca Enseada dos Anéis, distante aproximadamente 1km da Vila de Maracajaú.

  • O que fazer:  Andar de quadriciclo, curtir o Parrachos de Maracajaú, aproveitar a estrutura do  Manoa Park.

 Maracajaú - RN

Parrachos de Maracajaú

Localizado a 7km da praia. Nos Parrachos de Maracajaú as formações de corais são enormes berçários de vida marinha e onde centenas de espécies se reproduzem e se alimentam. Aqui você pode fazer snorkeling e mergulho com cilindro. Vistamos os Parrachos de Maracajaú com a Maracajaú Diver, referência na qualidade, estrutura e atendimento aos seus clientes.

Parrachos de Maracajaú - Plataforma Maracajaú Diver

⇒ Saiba tudo sobre Maracajaú, o paraíso pertinho de Natal – RN

 7- Forte dos Reis Magos

Visitamos o forte em nossa passagem anterior pela cidade, pois nessa visita atual (março 2019) não conseguimos. Atenção ele encontra-se fechado para reforma com previsão de finalização em 2020.

A Fortaleza da Barra do Rio Grande, conhecida como Forte dos Reis Magos ou Fortaleza dos Reis Magos, foi o marco inicial da cidade ( fundada em 25 de Dezembro de 1599 ) no lado direito da barra do Potengi (hoje próximo à Ponte Newton Navarro). O Forte é uma viagem pela nossa história, pela história da cidade.

Se você gosta de incluir em seu  roteiro atividades culturais quando reabrir para visitação o Forte é uma ótima opção, além de ter uma linda vista.

 Forte dos Reis Magos - Natal RN

Onde comer em Natal – RN

 Restaurante Mangai 

Comida típica nordestina e com uma carne de sol maravilhosa, a melhor que comemos no Nordeste até hoje. São mais de 200 opções no restaurante para escolher entre a opção de self-service (custa R$ 72,90/kg) com um buffet  completo e opções à la carte com preços variados e grandes porções.

Você encontra no cardápio: carne de sol com nata, baião de dois, carne de sol com queijo, suvaco de cobra, gororoba de charque, camarão na manteiga, salmão e macaxeira frita.

A decoração do restaurante é uma atração à parte, destaque para os cachos de bananas comestíveis. Você encontra ainda uma área com produtos da região além de sorvete artesanal para venda.

  • Localização: R. Des. João Vicente da Costa, 8861 – Ponta Negra, Natal – RN

⇒ Existem outras unidades pela cidade – consultar aqui

Restaurante Mangai - Natal RN

Restaurante Camarões

Um dos restaurantes mais famosos da cidade, fomos conferir em nossas duas passagens pela cidade e ele realmente não decepciona. Ótima estrutura, atendimento e pratos gostosos com o queridinho camarão. Não deixe de pedir o pastel de camarão de entrada, uma delícia!

  • Localização: Rua Pedro Fonseca Filho, 8887 | Ponta Negra | Natal/RN

Existem outras unidades pela cidade – consultar aqui

Restaurante Camarões - Natal RN

Tapiocaria Casa de Taipa

Quando penso no Nordeste logo penso em uma deliciosa tapioca e nós particularmente amamos uma. A casa de Taipa é referência em tapiocas e você deve conferir essas maravilhas.

  • Localização: Av. Praia de Ponta Negra,8868-Natal RN
  • Funcionamento: de Quinta à terça das 18h às 23h

Tapiocaria Casa de Taipa - Natal RN

O que fazer em Natal RN: outros passeios

Há muita coisa para conhecer no Estado, confira outros passeios recomendados.

  • Praia do Forte – Localizada no bairro de Santos Reis em Natal  é cercada por arrecifes que formam verdadeiras piscinas naturais. É propicia para banhos e prática de widsurf. A praia também abriga um dos principais monumentos históricos da cidade, o Forte dos Reis Magos.
  • GalinhosLocalizada a 180 quilômetros de Natal, um destino com praias paradisíacas, montanhas de sal que riscam o horizonte das salinas locais, passeio de barco e dunas.
  • Parrachos de Perobas Piscinas naturais em alto mar parecidas com as de Maracajaú, ótimas para a prática de snorkel. A diferença entre Maracajaú e Perobas? Maracajú é mais próximo de Natal (55 km), tem uma estrutura maior e suas piscinas naturais uma maior profundidade.  Já em Perobas fica a 70km de Natal, é mais rustico, sua praia quase deserta e suas piscinas naturais batem na cintura.
  • São Miguel do Gostoso – Localizada a 100km de distância de Natal suas praias são o maior destaque, com opções para todos os tipos e gostos.

⇒ Praia de Ponta Negra e morro do Careca: os principais points de Natal –  o blog Te Vejo pelo Mundo te dá dicas desses dois pontos de Natal.


Se o post foi útil para você e te ajudou no seu planejamento, ficaríamos muito agradecidos se você reservasse o seu hotel por este link e seu carro por este link. Somos parceiros do Booking.com e da Rentcars.com e ganhamos uma pequena comissão a cada reserva. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog! Nós confiamos muito nas empresas e utilizamos em nossas viagens. Muuuuito obrigada!


Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixei aqui nos comentários, será um prazer te responder!

Michele e Célio – Bagagem para Dois