Já sonhou em se hospedar em um castelo e ainda sem sair do Brasil? Seus sonhos podem se tornar realidade! Em Petrópolis, na Região Serrana do Rio, você encontra o Castelo de Itaipava, único Castelo em estilo normando-medieval do país.

Do centro do Rio de Janeiro são cerca de 80 minutos (90 km) pela BR-040 sentido Juiz de Fora até chegar em Itaipava que fica a poucos quilômetros do centro da cidade de Petrópolis.  Conhecida por ser um refúgio de inverno, Itaipava abriga o imponente Castelo de Itaipava que mantem até hoje as características originais de sua construção.  Assim que chegamos já percebemos que o hotel além de manter vivo seu estilo normando-medieval, quer nos remeter a essa época já nos saudando com armaduras em sua entrada.

Um pouco de sua história…

O castelo de Itaipava foi idealizado em 1920 pelo Barão J. Smith de Vasconcellos, e na época era conhecido como o Castelo do Barão. Foi projetado pelo conceituado arquiteto Lucio Costa, que décadas depois veio a projetar Brasília. Com o material trazido da Europa (blocos de pedras de Portugal, telhado de ardósia da França, pisos de mármore de Carrara da Itália, portas e janelas de jacarandá, ferragens inglesas e vitrais austríacos), a construção tornou-se famosa por suas características renascentistas, conquistando o título de único castelo em estilo medieval e toque normando clássico das Américas.

 

Hotel e nossa experiência

O espaço até bem pouco tempo atrás era utilizado somente para eventos, abriu suas portas para a hotelaria e hoje são 22 suítes  dividas em : suíte imperial – Master; suíte da Torre – Master; suíte do Príncipe – Super Luxo; suíte dos Nobres – Luxo; suíte do Cavaleiro Real – Standard; e suíte do Samurai – Standard, além de diversos salões, halls, duas torres, diversos terraços, restaurantes e muita história para contar.

Ficamos na Suíte Imperial, um quarto amplo, com uma linda decoração. Possui uma pequena varanda com vista para o jardim, uma cama muito confortável e uma ótima hidromassagem no banheiro.

 

→ Para se hospedar no Castelo de Itaipava e ver preços consulte aqui

O terraço possui uma área de hidromassagens, ótima pedida para relaxar no final da tarde.

O Hotel possui dois restaurantes: O Solar Localizado na área externa no Pátio das Jabuticabeiras (funciona todos os dias, das 9h às 23h – sexta, sábados e dias emendados até 1h da manhã) e o Bistrô na área interna do Castelo (funciona todos os dias para almoço e jantar até 22h – sextas e sábados até 23h30). Os pratos do Bistrô podem ser solicitados no serviço de quarto.

O hotel conta ainda com espaço fitness, sauna e estacionamento gratuito além de aceitar animais de estimação de pequeno porte (até 10 Kg) desde que informados previamente.

Café da manhã achamos um pouco fraco para o que o hotel propõe. O ambiente é um pouco apertado, poderia ter mais variedades e produtos típicos da região.

Considerações finais

– É importante salientar que o Castelo de Itaipava também é um espaço voltado para Festas e Eventos e eles deixam bem claro que a sonorização e montagem desses eventos podem ser percebidas em alguns quartos, devido ao tipo de construção do Castelo. Nossa dica é que antes de se hospedar consulte a agenda dos eventos do Castelo e a possibilidade de quartos fora da área de ruídos ou hospede-se durante a semana que normalmente não há eventos;

– Infelizmente o pavimento do térreo e jardins não fazem parte da hospedagem no Castelo de Itaipava Hotel, mas não havendo montagem de eventos na data de sua hospedagem, você pode solicitar a visita aos salões e jardins onde são realizados os eventos e conhecer toda a linda estrutura do Castelo de Itaipava;

– Outro ponto a ser destacado é que infelizmente o hotel ainda não é acessível. Por se tratar de um castelo de 100 anos eles vem buscando manter suas características originais e todo o acesso aos cômodos é feito apenas por escadas. Em nossa conversa com a recepção nós foi dito que estão estudando uma forma de mudar isso em breve;

– O hotel fica localizado a 4 km do Centro Gastronômico de Itaipava e a cerca de 25km do Centro de Petrópolis;

– Indicamos o hotel principalmente para casais que queiram relaxar e ter a experiência de passar a noite em um castelo.

⇒ Veja a super dica de um paraíso pertinho de Petrópolis, Arraial do Cabo no blog elasviajando: Praia do Farol em Arraial do Cabo: Uma das praias mais perfeitas do Brasil e Praia Grande em Arraial do Cabo: tudo que você precisa saber

⇒ Pensando em visitar o Rio de Janeiro? Leia: Rio de Janeiro: o que você precisa saber antes de viajar do blog Mapeando Mundo e Informações e dicas de viagem para o Rio de Janeiro com Segurança do blog Ligado em Viagem

⇒ Uma viagem romântica? O blog Fui ser Viajante te conta 10 cidades românticas no Rio de Janeiro: para curtir a dois!

Se tiver alguma dúvida ou sugestão deixei aqui nos comentários, será um prazer te responder!

Michele e Célio – Bagagem para Dois