Quando se pensa em Curitiba a primeira coisa que vem em mente são seus inúmeros e belíssimos parques, todo seu verde e organização, mas saiba que a capital paranaense também  possui uma ótima gastronomia e os apaixonados por vinhos que queiram conhecer vinícolas e aprender um pouco mais sobre a bebida podem encontrar na cidade e arredores ótimas vinícolas.  Fomos conhecer a Vinícola Franco Italiano e vamos contar como foi nossa experiência.

A vinícola Franco Italiano fica na Região Metropolitana em Colombo, a apenas 40 minutos do centro de Curitiba.  A cidade tem uma enorme herança cultural que foi deixada pela imigração italiana, polonesa e das diversas etnias que chegaram para compor o município e atualmente oferece aos visitantes o  Circuito Italiano de Turismo Rural, que são pontos de visitação que fazem referência à imigração dos italianos na região e a Vinícola Franco Italiano está presente no circuito.

Nossa visita a vinícola foi em um sábado e chegamos antes das 11h, pois nesse dia teria um minicurso de harmonização de vinho + comida e queríamos participar. Fomos super bem recepcionados e ficamos esperando o inicio do curso na loja e já experimentando alguns rótulos da vinícola.  A vinícola se tornou pioneira na Região Metropolitana de Curitiba na fabricação de espumantes e atualmente é reconhecida internacionalmente pela qualidade de seus vinhos e super premiada.

 A vinícola Franco Italiano tem seu início em 1878 com a chegada à região de Colombo das Famílias Rausis, vinda da França, e a Ceccon, vinda da Itália. Chegaram à região trazendo  a esperança de uma vida melhor, a tradição do cultivo da parreira e da produção do vinho em suas casas. As duas famílias se uniram em 1973 através do casamento de Ivonne Ceccon e Dirceu Rausis e ambos viram na produção caseira do vinho que faziam uma ótima oportunidade de negócios, nascendo a Vinícola Franco Italiano.

 

Todo sábado às 11 horas da manhã tem um minicurso com vinhos do dia ou algum tema especial, no nosso caso foi o de harmonização vinho + comida. O minicurso é gratuito caso você fique para o almoço e nós achamos uma ideia excelente unir nossa visita a um minicurso. Os cursos sempre são anunciados previamente na página da vinícola e para garantir a vaga você deve fazer o agendamento prévio. Acompanhe as datas e os próximos minicursos aqui.

Pontualmente às 11h fomos recepcionados pelo Felipe Morais e encaminhados para o subsolo da propriedade. Lá encontramos as mesas que já estavam preparadas para nós em um ambiente rodeado de barricas de vinho.  Felipe conduziu um ótimo minicurso de harmonização, nos explicando detalhadamente tudo sobre os vinhos e como combinar, como ajustar os vinhos com a comida (seus níveis de aroma, gordura, suculência, peso). Após a explicação foi iniciada a harmonização com três mini pratos (pratos que estavam no cardápio do almoço):

Entrada – Salada de rúcula, uva, cebola caramelizada, abacate e nozes harmonizada com SINCRONIA BRANCO DEMI SEC

Prato principal – Cordeiro ao molho de hortelã harmonizado com CENSURATO

Sobremesa – Banoffee harmonizado com FRANCO ITALIANO ESPUMANTE MOSCATEL

    

Foi incrível sentir toda aquela junção de sabores e ver como realmente combinavam, como tudo que foi falado anteriormente pelo Felipe fez sentido. Harmonizar  vinho e comida é uma verdadeira arte, uma forma de você aproveitar melhor o que os dois têm a oferecer. Foi uma manhã muito agradável e enriquecedora.

 

O texto faz parte do projeto Vivendo em Curitiba – Saiba mais sobre o projeto 

O almoço

O almoço foi um capítulo à parte, uma comida deliciosa, cada prato tem um toque especial, um sabor maravilhoso, percebe-se o cuidado e o carinho com o preparo.  As refeições são servidas no sistema de Buffet completo que inclui couvert, saladas, massas, carnes, acompanhamentos e ainda conta com uma mesa de sobremesas. O pessoal é extremamente simpático, com um atendimento impecável e solícito do inicio ao fim.

 

Cardápio do dia

Massas artesanais: Gnocchi ao molho de gorgonzola e nozes; spaghetti ao molho sugo clássico; ravióli de salmão ao perfume de limão siciliano; lasanha de escarola e bacon

Carnes: strogonoff de mignon; tilápia crocante; sobrecoxa de frango prensada com ervas; cordeiro com molho de hortelã; bocconcini de mignon ao molho de mostarda dijon

Acompanhamentos: risoto primavera; polenta cremosa; arroz branco; panachée de legumes; purê de batata baroa

Saladas: carpaccio mediterrâneo; lentinha à mediterrânea; ceasar; abobrinha assada e tomates secos; salpicão; fusilli, brócolis, cenoura, tomatinhos e gergelim; caponata; rúcula, uva, cebola caramelizada, abacate e nozes; quiche de palmito; tomates italianos, queijo e pesto de manjericão

Couvert: Pão integral; pão com ervas; patê de fígado; antepasto de berinjela; patê de atum; confit de tomate cereja

Sobremesas: tiramisú; manjar de coco com calda de caramelo; banofee; sagu com creme inglês; torta de limoncello; pudim de leite condensado; salada de frutas

   

 

Após o almoço passeamos pela propriedade e ficamos relaxando. O local conta com um jardim e eles disponibilizam toalhas para que você fique apreciando a vista, relaxando ou até se deliciando com uma taça de vinho. A Vinícola conta ainda com um parquinho para as crianças brincarem e um pequeno parreiral orgânico! No final do dia fizemos umas comprinhas de alguns rótulos para levar para casa na loja da vinícola, porque o que é bom pedimos bis né hehehe.

 

Foi um dia delicioso em um ambiente muito agradável, ótimo para passar o dia com família, com os amigos.  Nos divertimos muito e certamente repetiremos em breve. Vá conhecer e ver você mesmo e nos conte o que achou.

 

Você encontra:

  • Estacionamento
  • Na vinícola: Venda de vinhos, espumantes, sucos e geleias. Tour guiado gratuito não precisa agendar
  • Se for almoçar, o minicurso com a degustação dos vinhos sai de graça.: **Valor do almoço por pessoa: R$ 69, + bebidas do almoço.
  • No restaurante: Experiência enogastronômica com gastronomia italiana e francesa, espaço para eventos e espaço kids. ** Valor do almoço por pessoa: R$ 69 (O cardápio do almoço muda a cada sábado)

 

  • Horário de atendimento:
  • Loja: Seg. a sex. das 8h às 12h e das 13h15 às 18h | Sáb., dom. e feriados das 9h às 17h30.
  • Restaurante: Sábado e domingo 12h às 16h30 (entrada até 15h30)

Dica: Agende o minicurso antes de ir para garantir sua vaga, elas são limitadas. Acompanhe as datas e os próximos minicursos aqui.

 

“Os lugares por onde você passa tornam-se parte do que você é.”

Michele e Célio – Bagagem para Dois

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva no qual falamos sobre nossas experiências em lugares incríveis ao redor do mundo. Os posts de hoje são sobre as melhores vinícolas para conhecer e se deliciar. Leia também os blogs:

  • Vinícolas na Califórnia, com a Manu do blog: manunomundo.com
  • Vinícola Leone di Veneza na Serra Catarinense, com a Aninha do Bloganinhaporai.com.br
  • Vinícola Miolo e Spa do Vinho em Bento Gonçalves, com a Paty e Rodrigo do blog: paromundo.com
  • Vinícola Concha Y Toro e Tonet no Chile e Guia para iniciantes, com a Tharsila do blog: mapeandomundo.com
  • Vinícola Santa Rita no Chile, com a Avelina e Vivian, do blog: vivendoavidapelomundo.com

Hoteis.com
Planeje sua próxima viagem com 8% de desconto na sua reserva use o código AFFHCOM3Q20
Resorts Apartamentos Hotéis
Pousadas Hosteis Guesthouses
Hoteis.comRewards
A cada 10 diárias, genhe 1 noite de recompensa* Nenhum truque, só recompensas.
Hotes.com viae com segurança